FIEAC declara apoio a empresários chineses para instalação de indústrias na ZPE do Acre

A Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) recebeu, na última quarta-feira, 12, uma comitiva de empresários chineses que avalia investimentos industriais na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard. Na ocasião, membros da entidade conheceram o projeto dos empreendedores asiáticos de instalação de indústrias de eletrodomésticos, vestuário e veículos elétricos (duas e três rodas) na ZPE do estado, além de declararem apoio a iniciativa.

A agenda, realizada na sede da FIEAC em Rio Branco, contou com a presença do presidente da Federação e deputado federal, Zé Adriano, do secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, e do presidente do Conselho de Administração da ZPE, Márcio Rebouças. O encontro com os chineses consolidou o alinhamento entre o setor produtivo e governo na estratégia de atração de novos empreendimentos para fortalecer a economia no estado.

Zé Adriano destacou que a FIEAC atua como um braço institucional da indústria, assegurando ambiente favorável para novos investimentos. “Toda vez que recebemos uma missão empresarial como essa, renovamos a esperança no desenvolvimento do Acre. Queremos investimentos que gerem emprego e renda, mas também que respeitem a legislação e promovam condições dignas de trabalho. A FIEAC está aqui para apoiar, com transparência e visão de longo prazo”, afirmou.

O presidente da FIEAC e deputado federal ressaltou ainda que o primeiro grande empreendimento do país asiático pode funcionar como âncora para diversificar a matriz industrial acreana. “Nosso objetivo é que esse investimento venha para ficar e sirva como porta de entrada para outros negócios, ampliando nossa base produtiva. Contamos com o Sistema S na qualificação profissional e com a articulação institucional em Brasília para garantir segurança jurídica e competitividade. É nossa obrigação receber e estruturar boas oportunidades para o estado”, disse.

O CEO da ES Consultoria, Henrique Kao, avaliou que o apoio da Federação fortalece a credibilidade do projeto perante investidores chineses. “Agradecemos a FIEAC pela abertura ao diálogo. Esse apoio é fundamental para aproximar o Acre de entidades industriais da China, que reúnem milhares de empresas associadas. Queremos construir uma ponte sólida entre a China e o Acre para ampliar nossas conexões empresariais e criar oportunidades de cooperação industrial”.

O secretário Assurbanípal Mesquita enfatizou que a agenda na FIEAC simboliza unidade institucional em torno da pauta do desenvolvimento. “A visita à Federação demonstra que governo e o setor produtivo estão muito bem alinhados para receber investidores de braços abertos. A ZPE, o Parque Industrial e toda a estrutura apresentada ao longo da missão evidenciam que o Acre está organizado e preparado para novos ciclos de industrialização e emprego”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho da ZPE, Márcio Rebouças, o apoio da FIEAC reforça a seriedade do processo de implantação das futuras indústrias. “A presença da Federação mostra compromisso com quem chega para investir. A partir das tratativas realizadas, avançaremos nos projetos e nos trâmites junto à Comissão Nacional das ZPEs, em Brasília. Nosso objetivo é ter indústrias operando dentro da ZPE o mais breve possível, com muita eficiência e rapidez na implantação”.

A agenda integra a estratégia estadual de inserção do Acre nas cadeias produtivas internacionais, com foco na produção industrial dentro da ZPE para atendimento ao mercado brasileiro e aos países vizinhos. Com o respaldo institucional da FIEAC, o diálogo com os investidores chineses avança em bases técnicas, jurídicas e empresariais, consolidando um ambiente de cooperação voltado à geração de empregos, diversificação produtiva e fortalecimento da economia acreana.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre