Pular para o conteúdo

FIEAC sedia Encontro Regional sobre Negociação Coletiva

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) sediou, na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, o Encontro Regional de Negociação Coletiva. O evento é promovido pela Superintendência Regional do Trabalho no Acre (Srtb/AC), e faz parte da programação da Semana Nacional de Negociação Coletiva, que está acontecendo nas 27 Superintendências Regionais do Trabalho em todo país.

Segundo o superintendente Regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani de Abreu, a negociação coletiva é um instrumento valioso no estabelecimento de relações laborais mais justas e equilibradas. Ele destacou a imprescindibilidade do diálogo social na promoção do trabalho decente.

“O fortalecimento de relações de trabalho benéficas e democráticas passa pela negociação coletiva, por meio da qual trabalhadores e empregadores podem debater e instituir as condições de trabalho com ênfase na justiça social e no desenvolvimento econômico”, declarou Lani.

De acordo com o superintendente, a participação de representantes do governo, de entidades sindicais e da sociedade civil no encontro assinala o compromisso com o aprofundamento do diálogo social e com a construção de um ambiente de trabalho mais íntegro e colaborativo.

Lani destacou ainda que a negociação coletiva é um princípio fundamental da Organização Internacional do Trabalho (OIT), consagrado pela Convenção nº 98, a fim de promover a paz social e o crescimento sustentável, através da redução das desigualdades salariais e de melhorias no ambiente de trabalho.

Presente ao evento, o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis, afirmou que esse encontro possibilita uma explanação de boas práticas para as negociações.

“Somente com o diálogo é possível evoluir. E essa é uma relação que tem muito a avançar, inclusive o Brasil já evoluiu bastante com o estreitamento dessa relação entre empregador e empregado e essa boa relação consegue um país mais justo. A cultura do trabalhador não ver o empregador como um adversário ou vice-versa permite um trabalhador feliz e mais produtivo”, destacou o presidente.

Também participaram do evento o superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI, João César Dotto, diretores da FIEAC, autoridades sindicais e presidentes de sindicatos industriais. Durante o encontro, foi realizado também o lançamento local do compêndio digital “Negociação e Mediação Coletiva Trabalhista – Consolidação da Legislação Aplicável”, uma iniciativa do MTE que visa reunir as normas nacionais e internacionais relacionadas à negociação coletiva. O e-book está disponível gratuitamente no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Baixe aqui: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/pdfs/livro-mte-negociacao-coletiva-trabalhista-04nov2024_op002.pdf.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre