Com dois gols de Arrascaeta, Flamengo vence o Cruz Azul por 2 x 1, conquista título inédito e encerra tabu histórico contra clubes mexicanos.
O Flamengo escreveu mais um capítulo marcante de sua história nesta quarta-feira (10/12), ao vencer o Cruz Azul por 2 x 1 e erguer a taça do Derby das Américas, torneio criado em 2024 e que teve sua primeira edição vencida pelo Pachuca. Agora, o troféu desembarca no Brasil pela primeira vez, após uma atuação decisiva do uruguaio Arrascaeta.
A partida disputada no Catar também serviu para quebrar um tabu histórico. Desde 1985, o Flamengo jamais havia superado o Cruz Azul, acumulando empates e derrotas em torneios amistosos disputados no México. Desta vez, porém, o roteiro mudou. Arrascaeta marcou os dois gols rubro-negros, enquanto Jorge Sánchez descontou para os mexicanos, garantindo ao Rubro-Negro sua primeira vitória sobre o rival.

O resultado também coloca o clube em posição favorável na Copa Intercontinental. Agora, o Flamengo segue vivo no torneio e volta a campo no sábado (13/12), quando enfrenta o Pyramids, do Egito, em duelo decisivo por uma vaga na final.
O histórico de confrontos contra equipes mexicanas nunca foi simples para o Flamengo, que soma sete vitórias, dois empates e 11 derrotas em 20 jogos. A vitória desta quarta, além de render título, ajuda a melhorar um retrospecto que até então pesava contra o time brasileiro.
Com a conquista, o elenco celebra não apenas o troféu, mas também o desempenho firme em solo internacional, embalando o time na busca por novos desafios na temporada.



