Ação busca desarticular células responsáveis por tráfico de drogas, armas e crimes violentos em diversos bairros da capital.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a fase ostensiva da Operação Abscício, com foco no enfrentamento a integrantes de uma facção criminosa com atuação em vários bairros de Porto Velho.
De acordo com as investigações, a organização é responsável por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e aplicação de punições violentas por meio do chamado “tribunal do crime”, além de exercer controle territorial sobre áreas onde vivem mais de 81 mil pessoas.
O trabalho investigativo identificou a estrutura interna da facção, incluindo lideranças de células territoriais, conselheiros ligados à cúpula decisória e um porta-voz responsável por intermediar ordens entre a liderança estadual e os núcleos locais. Entre as atribuições do grupo estariam decisões estratégicas, nomeação de lideranças e negociação de armamentos.
Por decisão da 1ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de Rondônia, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de medidas de afastamento de sigilo. A operação contou com apoio do GAECO/NUFAC do Ministério Público de Rondônia, além da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal Federal (SENAPPEN).
A FICCO/RO reforçou a importância da colaboração da população no combate ao crime organizado e orienta que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 197, da Polícia Civil.



