SLC Agrícola firma acordo para aquisição de drones autônomos para proteção de lavouras; acordo marca a entrada da empresa estadunidense no Brasil, preparando o terreno para expansão das operações da Pelican Spray.
A Pyka, fabricante de aeronaves elétricas autônomas de grande porte para proteção de culturas e transporte de carga, assinou um acordo comercial histórico com a SLC Agrícola, um dos maiores produtores agrícolas do Brasil, para a entrega de sua aeronave de proteção de plantação totalmente autônoma e 100% elétrica, Pelican Spray.
O acordo marca a entrada da empresa estadunidense no Brasil, preparando o terreno para expansão das operações da Pelican Spray, aeronave de proteção de cultivos autônoma e 100% elétrica, nas principais culturas agrícolas, incluindo soja, milho e algodão.
A SLC Agrícola opera 1,7 milhão de acres de terras agrícolas no Brasil e é líder em práticas agrícolas inovadoras. A integração do Pelican Spray em sua frota será testada com o objetivo de aumentar a eficiência operacional da empresa, reduzir o uso de produtos químicos e diminuir as emissões de carbono, promovendo significativamente tanto os objetivos comerciais quanto de sustentabilidade da empresa.
“Estamos encantados em trabalhar com a Pyka e animados para acessar as capacidades do Pelican Spray”, disse Ronei Sana, Gerente de Agricultura Digital da SLC Agrícola. “Procuramos no mercado uma solução autônoma para aplicação aérea que atendesse aos requisitos da nossa operação, e o produto da Pyka é uma plataforma ideal. Como um UAS de asa fixa, o Pelican Spray oferece uma rara combinação de carga útil útil e precisão de pulverização que tem o potencial de reduzir nossos custos operacionais de aplicação aérea e nos ajudar a alcançar nossos objetivos de sustentabilidade.”
“Estamos orgulhosos de receber a SLC Agrícola na família de clientes da Pyka”, disse Volker Fabian, Diretor Comercial da Pyka. “A SLC Agrícola é uma líder de mercado no Brasil e um parceiro ideal para aproveitar as capacidades do Pelican Spray. Esperamos ver resultados positivos à medida que eles integrem nossa aeronave em toda a sua operação.”
O Pelican Spray pode levar até 281kg ou 281 litros de defensivo agrícola, voando entre 60 e 70 nós (110 km/h a 130km/h). A sua autonomia é de 35 minutos, fora o tempo de 10 minutos de reserva, cobrindo 18 metros de lavoura em cada passada, chegando até 85 hectares aplicados por hora. Para sua operação, é necessária uma pista de 250 metros de comprimento por 8 metros de largura.
A sua propulsão é feita por cinco hélices que se utilizam de quatro motores elétricos, que geram 100kw de força, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 18khw. A Pyka inclusive é parceira da Embraer no desenvolvimento de drones:
A ideia da companhia é de que os drones melhorem a precisão na pulverização das lavouras, com potencial de reduzir custos operacionais para aplicação aérea, ajudando a SLC Agrícola a atingir suas metas de sustentabilidade.
Brasileira Embraer se une à Pyka para acelerar o futuro da aviação agrícola autônoma
A EmbraerX, subsidiária para negócios disruptivos da Embraer, e a companhia americana do Vale do Silício Pyka anunciaram recentemente uma parceria para acelerar o futuro da pulverização agrícola autônoma. A colaboração é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização do Pelican, uma aeronave agrícola de asa fixa totalmente elétrica e autônoma, desenvolvida pela Pyka.
Utilizando ágeis processos experimentais, as empresas irão trabalhar juntas para acelerar a chegada da solução autônoma ao mercado de agricultura de precisão. A EmbraerX está comprometida a explorar produtos e serviços disruptivos que possam revolucionar os negócios, incluindo novos segmentos de atuação para a área de aviação agrícola da Embraer.
“A EmbraerX é uma aceleradora de mercado comprometida em desenvolver soluções que possam transformar o mundo e inspirar nossos parceiros por meio de ideias inovadoras, e com determinação e criatividade”, disse Daniel Moczydlower, head da EmbraerX. “A inovação e capacidade tecnológica da Pyka estão alinhadas com a nossa estratégia de acelerar a criação de novos modelos de negócios por meio de parcerias com potencial de crescimento exponencial.”
As companhias buscarão oportunidades de potencializar serviços comerciais autônomos, conforme a operação da aeronave Pelican se desenvolver no Brasil nos próximos anos. O veículo já está sendo utilizado por clientes da Pyka na América Central, com o propósito de aumentar a produtividade, eficiência de custo, segurança e sustentabilidade.
“Estamos extremamente entusiasmados em realizar parceria com uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, para viabilizar a nossa visão de trazer para o uso diário uma aeronave elétrica,” disse Michael Norcia, CEO e co-fundador da Pyka. “Estivemos muito focados na certificação e na entrega de uma espetacular aeronave autônoma e elétrica para servir aos nossos clientes. Agora estamos ao lado de uma líder da indústria, em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, para ajudar a escalar o nosso negócio de aviões elétricos. Estamos ansiosos em trabalhar com a Embraer para integrar a aviação agrícola elétrica e autônoma no agronegócio e na economia em geral.”
A parceria está apoiada nos mais de 50 anos de história e experiência da Embraer em desenvolver aeronaves, certificar, fabricar, comercializar e oferecer serviços pós-venda.