Gilmar Mendes recebe críticas da direita por elogios às manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, publicou, em suas redes sociais, um elogio às manifestações que aconteceram neste domingo (21) por todo o país. O magistrado cita que os protestos contra a PEC da Blindagem e a anistia dos atos golpistas “são a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia”. Além disso, Gilmar cita que houve demonstrações de apoio ao STF e declarou que o “Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos”.

No entanto, a publicação de Gilmar Mendes recebeu críticas de personalidades de direita. O advogado americano Martin De Luca, que representa a Trump Media & Technology Group, respondeu que o posicionamento do magistrado é um “ativismo político”. Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL – MG) escreveu que o “STF deve manter prestígio e autoridade, não militância”.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos – RS) declarou que “quando um ministro da Suprema Corte, sem ao menos disfarçar, celebra publicamente uma manifestação de cunho político, algo está muito errado’. Já o senador Rogério Marinho (PL-RN) ironizou dizendo “E por falar em imparcialidade do judiciário…”. Quem se manifestou também foi o influenciador Paulo Figueiredo, que disse que Gilmar Mendes “deveria estar olhando com atenção o dia de hoje, quando um coleguinha teve seu instituto ‘de assuntos jurídicos’ e a esposa ‘advogada de sucesso’ sancionados pela Lei Magnistky”.

Veja as críticas de cada um:

Martin de Luca

Nikolas Ferreira

Hamilton Mourão

Rogério Marinho

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre