O governador Gladson Cameli (Progressistas) acertou neste início de segundo mandato ao nomear Julie Messias como a nova secretária de Meio Ambiente, Gladson dá, com a nomeação, uma grande importância para a pasta.
Julie é um perfil técnico, que conhece de perto a realidade das famílias moradoras das florestas e também da burocracia nacional e internacional da gestão ambiental. Natural de Cruzeiro do Sul, conhece o Acre de ponta a ponta, aliando com a experiência no âmbito internacional, após diversas participações em conferências da ONU para o Meio Ambiente, as COPs, e outros eventos, como o recente 15ª Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas, (COP15), na qual chefiou a delegação brasileira.
Julie esteve no Ministério do Meio Ambiente desde fevereiro de 2021, primeiramente como diretora, depois como secretária de Biodiversidade. Já atuou também no primeiro mandato de Gladson Cameli, no governo do Acre, como Diretora Executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), inclusive, uma das responsáveis pela recriação do órgão, junto ao governador. Ainda foi responsável pela política de governança climática do estado de Rondônia.
Com este currículo, a nova secretária de Meio Ambiente do Acre terá um grande desafio, retomar o protagonismo do estado com execução de programas de proteção florestal, recuperação de áreas degradadas, avanços no Cadastro Ambiental Rural e principalmente o fomento de uma nova economia sustentável.
Vale ressaltar que a nomeação de Julie foi uma conquista de Gladson, pois eram inúmeras as propostas de outros estados e países que esperavam contar com a experiência da gestora. Com isso, o governador dá um primeiro passo para conciliar de maneira decisiva a temática ambiental com o agronegócio, importantíssimo setor da economia acreana.