Gladson e Mailza destacam união e compromisso do Progressistas durante sessão solene pelos 60 anos do partido

Em uma manhã marcada por homenagens, memória e gratidão, o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis participaram nesta quinta-feira, 30, de uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Rio Branco em alusão aos 60 anos de fundação do Partido Progressistas no Acre. A solenidade foi proposta pelo vereador Bruno Moraes e reuniu lideranças históricas, prefeitos, vereadores e militantes.

Durante o evento, personalidades que contribuíram para a trajetória da sigla, como o ex-governador Edmundo Pinto, morto em 1992, a família Bestene, o casal Narciso e Célia Mendes, além das famílias Tota e Santiago, foram lembradas pelo papel decisivo na construção política e no desenvolvimento do Acre. Uma revista especial sobre a história do partido foi lançada, retratando o “modo progressista de governar” e os principais marcos da legenda.

Ainda na solenidade, também foram entregues moções de aplauso e medalhas a lideranças que contribuíram para o fortalecimento do partido.

WhatsApp_Image_2025-10-30_at_12.47.25.jpeg

Gladson: “A história dos progressistas se confunde com a própria história brasileira”

O governador Gladson Cameli, que preside o Progressistas no Acre, agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e destacou a trajetória da legenda que, segundo ele, “escreveu algumas das páginas mais importantes da política nacional e estadual”.

“Gratidão é a palavra que traduz esse dia para toda a família progressista. Celebrar os 60 anos do Progressistas é celebrar a democracia, a união e a boa política. Nossa história foi construída pelas mãos de cada um dos nossos correligionários que aqui se encontram, e tantos outros que não estão presentes aqui hoje, mas deixaram as melhores memórias na minha trajetória política e pessoal. Sinto-me honrado em ser o presidente no Acre de um partido que escreveu algumas das mais importantes partes da história da política nacional. Temos a representação proporcionalmente mais forte do país, com governador, vice, presidente da Assembleia, prefeitos, deputados e vereadores, e isso aumenta nossa responsabilidade com o povo”, pontuou.

WhatsApp_Image_2025-10-30_at_12.47.24.jpeg

Gladson reforçou ainda que o diálogo entre os poderes e o compromisso com a boa gestão são marcas da atuação do partido.
“Aqui no Acre, mostramos que é possível governar com harmonia, colocando o interesse da população acima das diferenças partidárias. O poder emana do povo e precisa retornar ao povo com ações que promovam desenvolvimento e bem-estar”, concluiu.

WhatsApp_Image_2025-10-30_at_12.47.23.jpeg

Mailza: “São 60 anos de lutas e conquistas construídas com amor e propósito”

Em seu discurso, a vice-governadora Mailza Assis destacou o simbolismo da data e a força coletiva que mantém o partido vivo há seis décadas.

“É um momento histórico. Sessenta anos de um partido comprometido com o nosso Estado, que hoje está presente em todos os municípios, com representações no Legislativo, no Executivo e em movimentos sociais. Isso demonstra a força da nossa unidade e o compromisso que temos com o desenvolvimento do Acre. Como mulher, me orgulho de ver o espaço que conquistamos dentro do partido e continuamos firmes em fortalecer a representatividade feminina na política acreana”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2025-10-30_at_12.47.22.jpeg

Mailza também lembrou a importância do Progressistas na condução de políticas públicas voltadas às pessoas. “Cada parte da história do partido foi sustentada por pessoas que acreditaram na política como instrumento de transformação social. O tempo molda a história, mas é o sonho que lhe dá sentido. E os progressistas sonham e trabalham por um Acre mais justo, humano e desenvolvido”, afirmou.

O vice-presidente estadual do Progressistas, Lívio Veras, emocionou-se ao relembrar a trajetória da legenda e destacou o sentimento que move o partido ao longo de seis décadas. “Gratidão é o sentimento que define este momento. O Progressistas é feito por homens e mulheres que deram a vida por um Acre melhor. Hoje, ver essa história viva, representada pelo governador Gladson e pela vice Mailza, é a prova de que o trabalho, a lealdade e o compromisso com o povo continuam guiando o nosso caminho”, afirmou.

WhatsApp_Image_2025-10-30_at_12.47.20.jpeg

Lideranças relembram trajetória

O vereador Bruno Moraes, autor do requerimento da sessão, ressaltou que o partido chega aos 60 anos mais unido e consolidado do que nunca.

“O Progressistas nasceu no coração de um Brasil em transformação e hoje é uma força política presente em todos os municípios acreanos. Temos uma história de coragem, coerência e compromisso com as pessoas. Que os próximos 60 anos sejam de ainda mais união e resultados”, disse.

WhatsApp_Image_2025-10-30_at_12.47.21.jpeg

O vice-prefeito de Rio Branco e presidente municipal do partido, Alysson Bestene, emocionou-se ao relembrar a história de sua família e dos líderes que moldaram a trajetória da sigla no Acre.

“O Progressistas tem um passado, um presente e um futuro. Foi através dele que o Acre conquistou grandes obras, universidades e políticas públicas que mudaram vidas. É uma honra fazer parte dessa história e caminhar ao lado do nosso governador Gladson e da vice Mailza”, destacou.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre