Nesta quinta-feira, 21, o governador Gladson Cameli (Progressistas) resolveu exonerar Nenê Junqueira do cargo de secretário de Produção e Agronegócio (SEPA), para nomear novamente o médico veterinário Edivan Maciel de Azevedo. A exoneração de Junqueira foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).
Nenê Junqueira é ligado ao Sindicato de Frigoríficos do Acre, o Sindicarnes, e era indicado do senador Marcio Bittar (União Brasil).
Edivan Maciel é presidente do Sindicato Rural de Rio Branco e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre e esteve no comando da SEPA entre novembro de 2019 e março de 2021.
Tanto Maciel quanto Junqueira planejavam se lançar candidatos às eleições neste ano. Junqueira chegou a se filiar ao Republicanos em meados de março para tentar disputar uma vaga na Câmara Federal mas acabou desistindo da ideia para continuar comandando a SEPA.
Segundo informações, Edivan também planejava se lançar candidato a deputado federal pelo Partido Liberal, mas também declinou, tendo em vista o convite de Gladson para que reassumisse a pasta.