Gonzaga destaca transparência na Aleac e avalia que eleição da mesa diretora assinala resultados positivos da atual gestão

Com a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) para o biênio 2025-2026, realizada na manhã desta terça-feira (09), o atual presidente deputado Luiz Gonzaga (PSDB) avaliou o resultado do processo que aclamou Nicolau Júnior (Progressistas) como presidente, reflexo das conquistas e avanços alcançados pela atual gestão do Legislativo estadual e destacou a transparência como a tônica do processo e dos trabalhos executados.

“Nós pretendemos continuar fazendo o trabalho que a gente já vem fazendo e até aperfeiçoar”, frisou o presidente que permanece na presidência da Aleac até o final do ano de 2024.

Na composição da Mesa Diretora que assume em fevereiro do próximo ano, Gonzaga que, atualmente é presidente, será o primeiro-secretário e Nicolau Júnior que é o primeiro-secretário voltará a ser presidente para o exercício do cargo pela terceira vez. A decisão foi unânime e a chapa que era única obteve a votação dos 24 deputados estaduais.

“Nós recebemos esse resultado com muita alegria. Isso é um sinal que o trabalho que nós estamos fazendo tem resultado. O deputado Nicolau Júnior foi por quatro anos presidente da Casa, eu assumi como primeiro-secretário e posteriormente assumi como presidente e ele como secretário e o trabalho continuou. Com certeza o trabalho vai continuar. O importante é a unidade dos parlamentares, a unidade dos servidores, para que a gente possa fazer sempre aquilo que é de melhor. Essa é a nossa intenção”, disse Gonzaga.

Transparência

Dentre os destaques da gestão da atual Mesa Diretora, Gonzaga avalia que a transparência deu a tônica no quesito dos avanços positivos. “Estamos trabalhando justamente para sermos cada vez mais transparentes porque isso é importante. O serviço público tem que ter transparência e nós estamos trabalhando nisso”, pontuou.

Luiz Gonzaga pontuou o Diário Eletrônico, o novo portal da Aleac, a instalação da Ouvidoria e a contratação de um procurador para a Casa como as principais ações que reforçam o processo de transparência no Legislativo acreano.

“Das conquistas que nós tivemos, podemos dizer que o Diário Eletrônico foi algo muito importante porque dá transparência para as ações da Casa. Com a criação da Ouvidoria, qualquer cidadão pode fazer a sua reclamação, que vai ter um servidor, um grupo de pessoas para responder. A gente tem modernizado a Casa com um portal eficiente que contém todas as informações do nosso trabalho de forma ágil e, internamente, nós temos o procurador Marcos Motas e a Assembleia Legislativa Estadual nunca teve um procurador, que hoje, inclusive está nos ajudando muito”, informou.

Aumento salarial para os servidores

Outra ação importante destacada por Gonzaga foi em relação a melhorias salariais para os servidores. “Graças a Deus, essa Mesa tem feito um trabalho muito bom também para os nossos servidores. Só para se ter uma ideia, há 11 anos que o servidor não tinha aumento. Nós já demos dois aumentos e pretendemos dar mais um esse ano. Além de tudo é mais um resultado do trabalho que nós estamos fazendo e quem está ganhando é o servidor, mas também a sociedade porque são eles que trabalham, são eles que vestem a camisa e fazem com que as coisas aconteçam e com o parlamento funcionando bem quem ganha é o povo.”, disse.

Fortalecimento das relações institucionais e entre os Poderes

O fortalecimento das relações institucionais e entre os Poderes constituídos também foi mencionado por Luiz Gonzaga como importante avanço. “A Assembleia Legislativa tem trabalhado junto com o Executivo, junto com o Judiciário, com as instituições, inclusive com os empresários. Nós temos tido constantes reuniões com a Fieac [Federação das Indústrias do Estado do Acre] e também com Fórum Empresarial porque entendemos que só juntos vamos conseguir fazer com que esse estado cresça, desenvolva e possa dar melhores oportunidades para o nosso povo”, reforçou.

Para Gonzaga, o trabalho que já está sendo desenvolvido tende a avançar também neste sentido. “Nós pretendemos continuar fazendo o trabalho que a gente já vem fazendo nos últimos anos por meio dessa interação produtiva”, lembrou.

Integração

Outro destaque mencionado por Gonzaga é a participação ativa do Poder Legislativo no eixo central da agenda de trabalho que visa promover a integração do Acre com o Peru. “A Assembleia Legislativa tem saído da Casa, tem buscado trabalhar para ajudar o governo do estado porque isso é muito importante, as discussões precisam acontecer e nós temos feito as discussões, fizemos as audiências públicas, porque sabemos da importância que tem essa relação com o Peru, essa integração que beneficia tanto o lado peruano como do Acre e nós pretendemos aperfeiçoar isso porque significa deslanchar o desenvolvimento para o nosso estado”, concluiu.

Texto: Lamlid Nobre

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre