Recursos serão repassados ao BNDES e atendem caminhoneiros autônomos, cooperativas e empresas do setor.
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (17), a criação de uma nova linha de crédito destinada à compra de caminhões novos e seminovos. A medida, instituída por meio de medida provisória, prevê a liberação de até R$ 6 bilhões para o setor de transporte rodoviário de cargas.
Os recursos serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ficará responsável pela operacionalização dos financiamentos. A iniciativa busca fortalecer o setor e estimular a renovação da frota de veículos no país.
A linha de crédito contempla transportadores autônomos, pessoas físicas associadas a cooperativas, empresários individuais e pessoas jurídicas que atuam no transporte rodoviário de cargas. O objetivo é ampliar o acesso ao financiamento e atender diferentes perfis de profissionais e empresas do segmento.
De acordo com o governo, os financiamentos deverão cumprir critérios mínimos de conteúdo nacional e de sustentabilidade ambiental, social e econômica. As regras serão definidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A medida provisória também autoriza a liquidação de financiamentos contratados no âmbito do Plano Safra 2024/2025, abrangendo operações realizadas entre 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, ampliando o alcance do benefício para o setor produtivo.


