O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), apoia a participação de empresários do setor industrial em um circuito de feiras andinas na Bolívia e no Peru.
A jornada dos empresários acreanos para a promoção de produtos tipo exportação, começou em Puerto Maldonado entre os dias 17 e 22 de setembro, na Expo Amazônica Madre de Dios, no Peru. Cerca de 16 empresários dos setores da indústria, comércio, agronegócio e serviços expuseram seus produtos no estande organizado pela parceria da Seict com as secretarias de Estado de Agricultura (Seagri) e de Empreendedorismo e Turismo (Sete).
De Puerto Maldonado a comitiva percorreu mais 1.197 quilômetros até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde, pela primeira vez, conheceram a ExpoCruz. A feira é reconhecida como uma das mais completas na América Latina e atrai, anualmente, um público de variados países e com diversos perfis, incluindo empresários, investidores e políticos.
“A ExpoCruz atua como plataforma de exposição para promoção de contatos, produtos e negócios entre participantes locais e internacionais. Essa é a primeira experiência do grupo de empresários acreanos. Nos deparamos aqui com mais de 2.428 marcas de mais de 30 países”, disse o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.
Mesquita acompanhou a delegação de empresários em Puerto Maldonado e Santa Cruz de La Sierra. Para ele, este ano o setor industrial, comercial, do agronegócio e de serviços vai ter a oportunidade de ampliar as conexões, aumentando o volume de negócios com potenciais compradores de diferentes países.
“O governador Gladson Cameli apoia essa grande prospecção de negócios internacionais. Tivemos estande em Puerto Maldonado, repetimos e ampliamos o nosso espaço em Lima, na Expoalimentaria. Certamente os empresários vão sair dessa jornada com uma avaliação do seu potencial de exportação e com novas definições de negócios”, acrescentou o gestor.
Nesta quarta-feira, 25, o grupo de empresários, apoiados pelo Estado, participou da abertura oficial da Expoalimentaria. A delegação acreana está representada pelo presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Acre (AZPE), Allan Lima; o diretor de assuntos aduaneiros, Marcos Morais; a coordenadora da Comissão da Política de Incentivos às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai), Gilsiane Marciele dos Santos Campos e o diretor financeiro da Anac, Hamilton Melo.
O circuito de feiras também conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Acre. O presidente do Parlamento, deputado Luiz Gonzaga, afirma que o objetivo dessa peregrinação, além da promoção de negócios, é instituir, em 2025, uma feira trinacional. “Temos dialogado no sentido de realizar um grande encontro de empresários e produtos do Brasil, do Peru e da Bolívia, como um marco dessa aliança comercial e cultural entre os países”, relatou.