Às vésperas das festividades natalinas, muitas pessoas ainda enfrentam necessidades básicas, como a população em situação de rua. Para amenizar essa realidade e oferecer acolhimento a esse público, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou, no final da tarde desta terça-feira, 23, uma ação dedicada exclusivamente a essa população, na Casa Terapêutica Vida Plena, localizada em frente ao Calçadão da Gameleira, em Rio Branco.
A iniciativa reuniu, em um só espaço, a oferta de kits de roupas do Guarda-Roupa Social para homens e mulheres, cortes de cabelo, banho, kits de higiene, além de jantar e momentos de descontração, proporcionando cuidado, dignidade e acolhimento.
A chefe da Divisão dos Direitos da População em Situação de Rua da SEASDH, Auricélia da Silva Souza, explica que o objetivo da ação é ofertar um dia de cuidado e confraternização. “Coisa que a gente sabe que muitos deles perderam esse vínculo com a sociedade, esse vínculo com a família. É muito importante momentos como esse, onde Estado e sociedade civil juntos se unem pensando num dia de cuidado”, destaca.

Andreza Nascimento de Souza, que faz parte do grupo de pessoas em situação de rua, contou a relevância da iniciativa. “É uma coisa muito boa pra nós. Eles são um amor de pessoa, conhecem nós, estamos tudo alegre, muito alegre mesmo”, relatou.
Sobre as vestimentas ofertadas, Andreza descreveu a ação como essencial. “Ela ajuda com certeza, porque eu tava até com frio, sem nenhuma capa, e agora ganhei um monte de capa”, ressaltou.

A refeição que garantiu alimento à população foi preparada pela Cozinha Solidária Marielle Franco, inaugurada nesta terça-feira pela vice-governadora Mailza Assis.
A coordenadora-geral da cozinha solidária, Joyce Vieira, falou sobre a relevância de ofertar alimentação de qualidade para a população.

“A gente se sente muito feliz em poder estar ajudando as pessoas em situação de rua. A gente sabe que é um problema sério, que se agrava a cada ano que passa. Então hoje a gente se sente muito feliz e lisonjeado por estar trazendo essa alimentação pra quem mais precisa, porque às vezes essas pessoas passam dias sem se alimentar”, explicou.
O presidente da Casa Terapêutica Vida Plena, Oziel Muniz Conde, enfatizou o significado da iniciativa neste período do ano. “Nós estamos aí prestes ao Natal, e o nosso coração, nesta data, com certeza acresce o amor ao próximo. Inclusive, estamos denominando essa ação como amor ao próximo”, declarou.

Já o coordenador estadual do Movimento Estadual de Luta da População em Situação de Rua, Josemir Alves Santos, reforçou o impacto da ação.
“É um momento muito gratificante pras pessoas que estão numa situação vulnerável. Uma causa dessa, pela Secretaria e pela cozinha solidária, junto com a vice-governadora e o governo do Estado, é fundamental pra levar o Natal solidário a esse grupo que está em situação de vulnerabilidade”, afirmou.





