Governo do Acre trata de investimentos em empreendedorismo e inovação com financiadoras de projetos

A vice-governadora Mailza Assis e a equipe do governo do Estado estiveram reunidos nesta quinta-feira, 20, em Rio Branco, com representantes da Financiadora de Pesquisa e Projetos de Inovação (Finep), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), e a garantidora de crédito Garanticoop.

O grupo está no Acre para conhecer projetos e estudando a possibilidade de investimentos em cooperativas, empreendimentos e iniciativas em projetos de inovação tecnológica na região.

O encontro, que aconteceu no Palácio Rio Branco, contou com a presença da equipe técnica das instituições, além dos secretários de Planejamento, Ricardo Brandão; de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita; e a presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, Iuçara Souza (Funtac).

Na pauta estão projetos considerados estratégicos pelo governo do Acre, como a implantação do Parque Tecnológico, Inova Acre, Amazônia+10, Mães da Ciência, agronegócios, infraestrutura, apoio aos microempreendedores, criação de novos negócios e projetos de conservação ambiental. 

“O desenvolvimento do Acre passa por todas essas fases, o investimento em ciência, tecnologia, inovação. A liberação do crédito, que é o que essas empresas estão oferecendo, é essencial, principalmente ao pequeno produtor, ao pequeno investidor, até aos universitários, que têm a ideia para colocar em prática, para abrir o seu negócio. Para nós, do governo, essas parcerias são muito bem-vindas. Vamos estudar todas as propostas e abrir uma  frente de negócios, de empreendedorismo, para desenvolver cada vez mais nossa região”, destacou Mailza Assis.

Durante o encontro, o gerente regional Norte da Finep, Rodrigo Lima, apresentou as linhas de crédito específicas para as cooperativas, destinadas a promover inovação, competitividade e desenvolvimento econômico.

As tratativas de investimentos nos projetos devem continuar após o encontro, como explica o chefe do escritório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Brasília, Sibá Machado. “Temos um compromisso de elevar o crédito para todo o país, no campo e nas cidades, junto com a Finep, que tem taxas de juros mais baratas do que qualquer banco que opera aqui na nossa região, e o governo do Acre, que se mostrou interessado. Vamos trabalhar para materializar essa proposta”, disse.

Nesta semana, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sudam promovem agendas no Acre para apresentação do portfólio de projetos, ações e  linhas de crédito que podem ser acessados por cooperativas, empreendimentos de economia solidária e empresas.

Os encontros incluem reunião com cooperativas vinculadas ao Sistema OCB/Sescoop e da Economia Solidária, agroindústria, e produtores de suínos e aves, no Alto Acre.

Sobre a Finep

A Finep é uma empresa pública que  oferece crédito para inovação e linhas de difusão tecnológica destinadas à modernização e aumento de produtividade das cooperativas. As principais linhas de crédito da Finep incluem inovação pioneira; inovação para competitividade e difusão tecnológica para inovação.

Conheça a Garanticoop

A Garanticoop é um sistema garantidor de crédito cuja missão é viabilizar o acesso ao crédito de qualidade, com a promoção de inclusão financeira, facilitando a regularização fundiária e a oferta de garantias patrimoniais, além de linhas de repasses, especialmente para a agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre