A Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Programa Calha Norte estiveram reunidos, nesta terça-feira, 1º, na capital federal, para fortalecer a relação de parceria na execução de projetos no estado.
“O Programa Calha Norte tem uma relevância muito grande para o Acre e a nossa vinda reforça o compromisso do governo em firmar parcerias que resultem, principalmente, em benefícios à população”, afirmou Samuel Lisboa, diretor executivo da Repac.
Entre os assuntos abordados no encontro, os representantes do governo acreano e do Calha Norte avançaram nas tratativas para a construção de batalhões da Polícia Militar nos municípios do Jordão e Santa Rosa do Purus.

“Esse alinhamento na execução dos convênios é fundamental para que obras como esta possam sair do papel. Vamos continuar trabalhando na elaboração dos projetos para que o nosso objetivo seja alcançado”, declarou a diretora de Convênios da Sejusp, Marilda Brasileiro.
O coordenador de Convênios do programa federal, Alberto Silva, prometeu empenho no atendimento às demandas apresentadas durante a reunião. “Vamos procurar, dentro do menor prazo possível, atender tudo aquilo que foi solicitado”, disse.

O Calha Norte foi criado em 1985 e, atualmente, é coordenado pelo Ministério da Defesa. Um dos principais objetivos do programa é promover a presença do Estado brasileiro na Amazônia, especialmente em áreas de fronteira. A iniciativa é considerada estratégica para a soberania nacional e foca em ações de infraestrutura, cidadania e segurança.
Também participaram do encontro o chefe de Departamento de Relações Federativas da Repac, Reziery Lima, e o assessor técnico Leandro Naveca; a chefe do Núcleo Financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública da Sejusp, Raquel Lima; e a coordenadora de Engenharia do Programa Calha Norte, Laina Filardi.