Após a deflagração da Operação Ghost Mask pela Polícia Federal nesta terça-feira, 1º, que investiga uma possível fraude em licitação para a compra de 500 mil máscaras cirúrgicas durante a pandemia de COVID-19, o Governo do Acre emitiu uma nota oficial. A operação apura suspeitas de conluio entre empresários e servidores da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), com indícios de direcionamento do processo licitatório e lavagem de dinheiro.
Em nota assinada pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, o governo declarou que está colaborando plenamente com as investigações. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os documentos solicitados pela Polícia Federal, incluindo notas fiscais e recibos relacionados à compra das máscaras, foram entregues às autoridades competentes.
Veja a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
O governo do Estado do Acre tomou conhecimento da Operação Ghost Mask, da Polícia Federal, e, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), coloca-se à disposição para colaborar com as investigações.
Informa que recebeu solicitação da Polícia Federal em setembro de 2023 e, posteriormente, em 30 de agosto de 2024, acerca de documentos como ordem de entrega, notas de empenho, notas fiscais, recibo de entrega do objeto de dispensa, sendo esses devidamente entregues às autoridades investigativas.
Consciente da lisura e da responsabilidade com os recursos públicos e da necessidade urgente de salvar vidas durante a pandemia da covid-19, o governo do Estado reafirma seu compromisso com a sociedade acreana, bem como com a justiça, estando à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.
Pedro Pascoal
Secretário de Estado de Saúde