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Governo fecha ano com mais de cem frentes de serviço em todo o estado em obras executadas pelo Deracre

O ano de 2024 será encerrado com grandes realizações para o Acre, impulsionadas pelo trabalho do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre). Sob a liderança do governador Gladson Cameli, o órgão desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da infraestrutura do estado, investindo em obras que impactaram positivamente a vida dos acreanos.

Este ano, o Deracre alcançou grandes resultados, com mais de cem frentes de serviço em todo o estado. A Operação Ramais, que visava recuperar 3,5 mil km de estradas, superou as expectativas, atingindo a marca de 9,4 mil km recuperados. A operação mobilizou 500 equipamentos e mais de 200 trabalhadores, com o apoio das prefeituras municipais.

A presidente do órgão, Sula Ximenes, agradeceu ao governador pelo apoio, assim como aos senadores, deputados federais e estaduais, pela confiança no trabalho realizado, também expressando gratidão aos colaboradores, pelo empenho e dedicação. “Seguiremos em 2025 ampliando os investimentos e levando desenvolvimento para todas as regiões do Acre”, afirma a gestora.

A equipe de ramais atende à política de assegurar a mobilidade, mantendo as vias trafegáveis durante todo o ano, para garantir o escoamento da produção agrícola. Foto: Eudes Goes/Deracre

Entre as principais ações do Deracre, destacam-se: aplicação de 14 mil toneladas de massa asfáltica em rodovias e vias urbanas, construção de 70 pontes e revitalização de cinco aeródromos, com iluminação noturna, essenciais para salvar vidas, já que os aeroportos acreanos foram responsáveis por mais de 12 mil voos.

Pista de pouso de Manoel Urbano passa a operar também à noite após revitalização. Foto: Luy Andriel/Deracre

As principais obras incluem a duplicação da rodovia AC-405, em Cruzeiro do Sul, que agora conta com 11 km de pistas ampliadas, e a revitalização da Via Chico Mendes, em Rio Branco. Outro marco foi a entrega do aeródromo de Manoel Urbano, além da construção de três novas pontes no Ramal Jarinal, que melhoraram a mobilidade e a segurança na região.

Duplicação da AC-405 é um avanço para a segunda maior cidade do Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

Outras melhorias no interior também se destacaram. Em Mâncio Lima, a nova Ponte do Viola trouxe mais segurança para a comunidade. Em 2024, o órgão também se dedicou à revitalização do parque público de Mâncio Lima, ao recapeamento do Ramal Granada em Acrelândia, à manutenção do Ramal do Açaí, em Porto Acre, e à reconstrução de pontes em ramais como o Joaquim Souza, em Feijó, e o Icuriã, em Assis Brasil.

Deracre trabalhou na reforma da ponte de 72 metros em Assis Brasil. Foto: Ascom/Deracre

A pavimentação feita de tijolos na Reserva Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, também se tornou um símbolo do avanço na infraestrutura rural. A superestrutura da Ponte da Sibéria, em Xapuri, avançou, com previsão de entrega para abril de 2025, e irá ligar o bairro ao centro da cidade, aliviando o tráfego local.

O Deracre também atuou fortemente nas rodovias estaduais, com a pavimentação e manutenção de diversas vias, como as rodovias AC-40 (Senador Guiomard), AC-10 (Porto Acre), AC-90 (Trecho Vila Verde), AC-485 (BR-317 à Xapuri) e AC-475 (Acrelândia a Plácido de Castro), garantindo mais segurança e fluidez no trânsito.

Deracre revitalizou rodovia AC-40 que Liga Rio Branco a Senador Guiomard. Foto: Luy Andriel/Deracre

Além disso, o Deracre conta com obras em andamento no estado, como a pavimentação da rodovia AC-380, em Xapuri; a construção da nova entrada de Plácido de Castro; a pavimentação da AC-445, entre Bujari e Porto Acre; a pavimentação do Ramal dos Paulistas, em Porto Acre; além da construção da nova Orla de Brasileia e a Passarela do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, que trarão mais qualidade de vida e acessibilidade para a população local.

Asfalto na Variante deixou de ser sonho para se tornar realidade. Foto: Ascom/Deracre

Com um investimento total de R$ 414 milhões em 40 projetos em execução, a instituição se prepara para mais avanços. O ano de 2025 promete grandes desafios e oportunidades para o Deracre. Entre os projetos mais aguardados estão o Viaduto da Corrente, que ligará a Via Chico Mendes à AC-40, e a implantação do Anel Viário, que aliviará o tráfego de caminhões pesados na capital. Além disso, a construção de novos aeródromos em Sena Madureira, Breu e Vila Restauração está em processo de planejamento, visando expandir a malha aérea do estado.

Viaduto da Corrente, uma das obras mais esperadas na região do Segundo Distrito de Rio Branco. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em 2025, com a abertura da licitação. Foto: Imagem – Ascom/Deracre

Em relação à zona rural, o Deracre tem em vista a construção de novas pontes de concreto em ramais como os de Sena Madureira e Assis Brasil, reforçando o compromisso com o escoamento da produção e a melhoria da infraestrutura rural.

Trabalho do Deracre 2024 fortalece o desenvolvimento e infraestrutura para o futuro do Acre. Foto: Ascom/Deracre

Com uma gestão voltada para resultados objetivos e alinhada às demandas da população, o Deracre reafirma sua importância como protagonista no Acre. O legado deixado em 2024 é uma base para o crescimento do estado nos próximos anos, com infraestrutura de qualidade que contribui para o bem-estar da população e para o fortalecimento da economia local.

“Com a determinação do governador Gladson Cameli e a colaboração de todos os envolvidos, conseguimos melhorar a realidade do Acre e, em 2025, daremos mais um passo importante na construção de um estado mais próspero para todos”, afirma a presidente Sula Ximenes.

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