Governo federal anuncia linha de crédito exclusiva a caminhoneiros

Em meio à discussão de redução do preço dos combustíveis, o governo federal anuncia uma nova linha de crédito exclusiva para caminhoneiros. O programa batizado de Giro Caixa Transporte servirá para antecipação do pagamento de custos de frete à categoria. Com o serviço, as empresas que contratam o frete a prazo poderão solicitar à Caixa Econômica Federal que antecipe o pagamento diretamente ao transportador autônomo, que receberá o valor à vista por meio de crédito em conta no banco. Na prática, o valor do frete é depositado na conta do motorista com até 120 dias de antecedência, com uma taxa de juros de 1,99% ao mês. A amortização do empréstimo será feita em parcela única na mesma data estipulada para o pagamento do frete.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, confirmou que o benefício já está disponível para clientes do banco. “A Caixa Econômica, nesse caso, antecipa esse recurso, com uma inadimplência próxima a zero, e com uma taxa 90% menor. Então, este é um produto que já está funcionando. Nós imaginamos que 1,5 milhão de pessoas possam ser beneficiadas e, novamente, a Caixa Econômica inovando e ajudando o Brasil”, disse. O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que isso vai liberar o caminhoneiro das operações de crédito casada.

“Então a gente está atacando, num braço só, a digitalização, a desburocratização e a questão humana. O caminhoneiro vai ter acesso ao capital de giro, vai deixar de ser escravizado nas estradas. E isso é muito importante. É mais uma medida que se soma a tantas outras. Como foi o aumento do prazo para carteira de motorista, o aumento da pontuação, a mudança nas regras de pesagem, a incorporação dos postos de parada e descanso nas concessões, as novas concessões com diminuição de tarifa”, afirmou.

No evento de lançamento do novo programa, o assessor especial de assuntos estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, aproveitou para rebater previsões feitas ainda no governo Temer para este ano. Ele ainda defendeu o trabalho da equipe econômica: “Semana que vem, a minha equipe está soltando um estudo que não foi feito por nós. Foi feito pelo ‘dream team’ da equipe econômica passada. Era uma grande equipe econômica e a imprensa apelidou aquela equipe econômica, que era excelente, de dream team. A equipe econômica passada fez um estudo mostrando o que vai acontecer com o Brasil no futuro. Estava lá o cenário pessimista, o cenário normal e o cenário otimista. Os dados indicam que nós estamos melhores que o cenário otimista”.

Com informações da Jovem Pan

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre