Governo lança edital para retomar obras da ferrovia Transnordestina

O Ministério de Transportes oficializou a publicação do edital para a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina. O trecho que será licitado vai de Custódia (PE) a Arcoverde(PE), cerca de 73 quilômetros, e é referente ao lote SPS 04. 

Conforme o edital, o valor estimado para a obra é de R$ 415 milhões. A abertura do processo de licitação está prevista para o dia 08 de janeiro do próximo ano. A expectativa é que o projeto fique pronto em até 57 meses, contados a partir da assinatura do contrato. 

O trecho faz parte do ramal que liga Salgueiro (PE) ao Porto do Suape (PE). Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, no próximo ano haverá o lançamento de outros dois editais desse ramal: o lote SPS07 (liga Cachoeirinha a Belém de Maria, cerca de 53 quilômetros) e SPS05 (liga Arcoverde a Pesqueira, cerca de 53 quilômetros).

“Hoje nós estamos publicando o SPS 4, e no primeiro semestre do ano que vem, nós vamos publicar o SPS 7 e depois o SPS 5”, disse o ministro durante o anúncio da publicação do edital nesta sexta-feira, 31.

A intenção da ferrovia é possibilitar um corredor logístico que beneficie o escoamento de minério e grãos produzidos no interior do Nordeste, com um ramal que vai até Eliseu Martins (PI), e ligando a dois portos: de Pecém (CE) e do Suape (PE). Em Pernambuco, a Transnordestina já tem 179 quilômetros concluídos, cerca de 38% do total previsto para o Estado.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre