Governo não aprova Patrulha Rural e roubo de gado continua acontecendo no Acre

Mesmo com as últimas prisões e desarticulação de quadrilhas especializadas em roubo de gado, o crime está se tornando cada vez mais comum, o que vem prejudicando e trazendo insegurança para as áreas rurais do Acre.

Um novo roubo de gado de uma fazenda foi registrado, na manhã da última terça-feira (22), no município de Mâncio Lima. Os criminosos mataram o animal, um boi de carga de 400 quilos pertencente a um agricultor da zona rural, e tentaram levar para a sede da cidade em um carro modelo Gol.

No trajeto, o veículo atolou na estrada e os bandidos abandonaram o animal esquartejado dentro, que foi encontrado por populares. O prejuízo estimado do agricultor, que foi comunicado da localização do animal, se dirigiu ao local e removeu as partes do animal à sua propriedade, é de cerca de R$ 8 mil reais.

Entre em um dos nossos grupos do Whatsapp e fique por dentro do que acontece no nosso município e em nosso Estado. [clique aqui]

A Polícia Civil de Mâncio Lima investiga esse novo caso de abigeato – crime de furtos envolvendo animais do campo, destacando entre esses o gado.  Os crimes têm sempre a mesma característica de ser praticado durante o período noturno, pois a escuridão ou a pouca vigilância facilita a execução do delito.

Últimas prisões de roubo de gado no Acre

Em dezembro de 2021, uma quadrilha especializada em roubo de gado foi presa durante ação da Polícia Civil, os três suspeitos com idades de 19, 22 e 24 foram presos pelo crime de furto de gado, durante operação em Sena Madureira. A investigação começou dias antes, quando uma vítima declarou ter seu gado furtado.

Segundo a Polícia Civil, foi identificada a existência de uma associação criminosa, que se especializava em furto de gado. Encaminhados para a delegacia Geral do município, para lavratura do auto de prisão, os presos seguem à disposição da Justiça. Dois dos suspeitos já tinham passagem também por furto de gado.

Patrulha Rural

A discussão em torno da criação da Patrulha Rural não é um assunto novo, o setor pecuarista já discute e apresenta a instituições de várias esferas a necessidade de alternativas que possam trazer mais segurança ao homem do campo.

Produtores e representantes do setor se reuniram em setembro de 2021 para apresentar o Projeto de Lei da Patrulha Rural, encontros e Audiências Públicas foram feitos juntos ao Legislativo, Executivo e Segurança Pública, mas nenhuma medida enérgica foi tomada para a criação da Patrulha. 

De acordo com o pecuarista Jorge Neto, morador da Estrada Transacreana, os moradores da Rodovia AC-90 só tiveram segurança de fato após a implantação do patrulhamento da Polícia Militar. Ele afirmou que há pouco mais de um ano a localidade é atendida pelas forças da Segurança Pública.

 “Depois da chacina do ramal no quilômetro 100, botaram uma patrulha diária e a criminalidade diminuiu. Mas a Transacreana é extensa, com vários ramais, e se faz necessário reforçar o trabalho desenvolvido. A Patrulha Rural será essencial para esse reforço tão importante”, disse o pecuarista.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre