O 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre, realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia (Funtac) e parceiros, foi iniciado nesta quinta-feira, 5, no auditório do Sebrae/AC, em Rio Branco. A iniciativa tem como objetivo discutir políticas públicas e estratégias de fortalecimento dessa cadeia produtiva para a região e se estende até sexta, 6.
Com cursos de capacitação, workshops e debates sobre os temas mais relevantes do setor, a realização conta ainda com apresentação de trabalhos técnico-científicos submetidos por pesquisadores acreanos, com a participação de profissionais experientes, coletores de sementes de comunidades locais, artesãos, estudantes e representantes do poder público.
Segundo a presidente da Funtac, Iuçara Souza, o encontro foi idealizado para compartilhar ideias, fortalecer conexões e valorizar o potencial das sementes da Amazônia.
“Este é um evento tão lindo, feito com muito carinho para todos. Por isso aproveitem bastante, pois é um momento para conhecer, debater e consolidar a nossa rede de sementes. Aqui teremos muitos conhecimentos inovadores e cases de sucesso para o fomento desta cadeia importantíssima e valorizada pelo nosso governo”, disse.
Para o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, tudo foi pensado para o fortalecimento do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo, em um campo que participa do impulsionamento da bioeconomia.
“O governo acreano sempre está do lado da sustentabilidade da nossa terra, dando valor integrado para os nossos produtos e negócios. Então, a cadeia produtiva das sementes demanda um debate amplo, para que muitas dessas ações que são realizadas aqui tenham êxito, com o aumento das oportunidades de negócios”, observou.
Já para a secretária extraordinária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, o evento, além de abordar o reflorestamento de áreas degradadas no estado, deve gerar emprego e renda para a população que vive na floresta: “Vejo aqui a valorização das nossas sementes e um espaço para que os produtores tenham mais um lugar para ampliar os seus conhecimentos”.
O analista e coordenador do Sebrae no Acre, Francinei Santos, apontou que a instituição sempre está de portas abertas para este tipo de realização, que busca transformar oportunidades em negócios, no sentido de gerar renda e trabalho.
Também participaram da cerimônia de lançamento o representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Marcelo Augusto Alves; representando o senador Alan Rick, Marcelo Mendes; o diretor técnico do Sebrae/AC, Kleber Campos; o coordenador de Projetos de Conservação Internacional, Italo Ferreira; o representante da Secretaria de Governo (Segov), Marcos Clay da Silva; e a presidente do IMC, Jackslande Araújo.