Idaf intensifica fiscalização do trânsito de animais durante a Expoacre Juruá

Durante a realização da Expoacre Juruá, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), reforça o trabalho de fiscalização e vigilância sanitária, garantindo a segurança e o bem-estar animal em todas as atividades que envolvem o trânsito e exposição de animais no parque de exposições.

GTA é porte obrigatório para manejos dos animais durante a feira. Foto: Marcos Santos/Secom.

O serviço de defesa agropecuária inclui a verificação da documentação obrigatória, como a Guia de Trânsito Animal (GTA), exigida para todas as espécies animais que participam da feira, entre elas bovinos, suínos, carneiros, ovelhas, bodes, cabras, cavalos e búfalos. A medida assegura o controle sanitário e o rastreamento dos animais, prevenindo a disseminação de doenças e promovendo a sanidade do rebanho regional.

Equipe do Idaf fiscaliza trânsito de animais durante exposição. Foto: Marcos Santos/Secom.

De acordo com o médico-veterinário e auditor fiscal estadual do Idaf, Alan Burin, a atuação da equipe se estende também à tradicional cavalgada que marca a abertura da feira. “O Idaf estará presente durante toda a trajetória da cavalgada. Recomendamos que todos os participantes portem os documentos zootécnicos e sanitários dos equídeos, respeitem os limites físicos dos animais, garantam hidratação, alimentação e períodos adequados de descanso”, destaca o especialista.

Para garantir a saúde dos animais, Idaf realiza fiscalização durante a Expoacre Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom.

Burin também reforça a importância do manejo responsável. “É fundamental que não sejam utilizados instrumentos que causem dor ou lesões nos animais, como esporas perfurantes, bridões ou freios inadequados. A integridade e o bem-estar dos animais devem ser prioridade durante todo o evento”, alertou.

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre