Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle de zoonoses no estado, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), promove entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, a 1ª Caravana da Raiva e Brucelose na região do Vale do Juruá.
A abertura do evento foi realizada no Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie), em Cruzeiro do Sul, e contou com a participação de médicos veterinários e técnicos do Idaf.
“Essa é uma ação estratégica, que demonstra o compromisso do Idaf com a saúde dos rebanhos e da população, principalmente na região do Juruá. A caravana nos permite levar conhecimento técnico e reforçar a prevenção diretamente nas comunidades, o que é essencial para manter o estado em situação sanitária controlada”, destaca Sandra Tereza Teixeira, chefe da Divisão de Educação e Comunicação do Idaf.

A programação inclui atividades educativas, como palestras técnicas, ações de educação sanitária em escolas e visitas a propriedades rurais nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Tarauacá, alertando sobre a importância da vacinação contra a raiva dos herbívoros e a brucelose, além de métodos de vigilância ativa e controle das doenças que afetam os rebanhos e representam riscos à saúde humana.
Para Maria do Carmo Portela, médica veterinária e coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), do Idaf, o instituto tem a missão de garantir que o produtor rural esteja bem informado e protegido contra focos de doenças. “Quando falamos de raiva, por exemplo, estamos lidando com uma doença que afeta tanto a produção quanto a saúde das famílias. Por isso, precisamos ter cuidado, promover campanhas, ir a campo e pedir ao produtor que observe o rebanho e reconheça os sintomas”, explica.
Durante a caravana, o Idaf também reforça a divulgação da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Brucelose, que ocorrerá entre os dias 1º de outubro e 31 de dezembro. A vacinação é obrigatória e fundamental para a prevenção e controle da doença em todo o território acreano.

“A vacinação contra a brucelose é fundamental para garantir a sanidade dos rebanhos e proteger a saúde pública. Trata-se de uma zoonose que pode ser transmitida aos seres humanos, com sérias consequências. A imunização das fêmeas bovinas jovens é uma das principais estratégias de controle e, campanhas como esta, ajudam a conscientizar os produtores sobre a obrigatoriedade e os benefícios da vacinação”, orienta Jean Carlos Torres, médico veterinário e coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose do Idaf.
Compromisso com a sanidade animal e a saúde pública
A 1ª Caravana da Raiva e Brucelose representa um marco nas ações de defesa agropecuária no Acre, ampliando a presença institucional do Idaf nas regiões mais distantes e promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção, vacinação e vigilância contínua.
Com ações práticas, educativas e técnicas, a iniciativa reforça o papel do Instituto como garantia da saúde dos rebanhos e da população, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no estado.