Cidadania

Instituto Calegário: Há 8 anos promovendo cidadania e levando dignidade a quem precisa

O Instituto Calegário, fundado no ano de 2011, tem como principal objetivo, levar amparo e  mão amiga aquelas pessoas que via de regra são esquecidas pelo poder público. Suas ações são idealizadas e executadas por um grupo de profissionais e voluntários que têm como meta, melhorar a vida das pessoas, o rendimento escolar de crianças e adolescentes e incentivar a prática do esporte como alternativa ao submundo da marginalidade.

O psicólogo Jefferson Linhares, presidente do Instituto Calegário, diz que seu maior incentivo é ver o sorriso no olhar de cada criança quando participam das ações realizadas pelo instituto. Linhares cita como exemplo, as aulas de TaeKwondo,  que são realizadas em algumas escolas da Rede Pública de Ensino “Escolhemos alguns alunos por merecimento e comportamento, mas também pegamos aqueles que dão mais dor de cabeça aos professores. A melhora no comportamento e rendimento escolar desses meninos é gratificante. O esporte consegue realizar profundas modificações nas crianças”. Falou o presidente.

Imagem/Instituto Calegário

No início do ano letivo, o Instituto Calegário realizou a entrega de centenas de kits escolares para crianças das escolas dos bairros periféricos de Rio Branco. Os materiais escolares foram arrecadados através de doações. A coordenadora de projetos do Instituto Calegário, Juliana Santos, disse ao Diário do Acre, que o mais gratificante nessa atividade foi poder ver alunos que não tinham nenhum caderno, saírem das escolas com material completo para o ano inteiro. “tinha aluno que nunca tinha tido um lápis de cor. Ver o brilho nos olhos dessas crianças é motivador. Esperamos dobrar o número de kits no ano que vem”. Afirmou Juliana.

Imagem/Instituto Calegário

Coordenadora da Escola Estadual Professor Pedro Martinello, uma das escolas contempladas com os kits escolares, a professora Elizangela Cristina, disse que a ajuda foi muito bem aproveitada pelos alunos e espera que essa parceria continue no ano que vem. “Temos aqui crianças muito carentes, que se motivam a estudar com ações simples como essa. Espero que ano que vem mais crianças recebam esses kits”. Disse a coordenadora.

Idealizador

Idealizador do instituto que leva o seu sobrenome, o empresário e deputado estadual, Fagner Calegário, disse que a ideia nasceu muito antes de ele pensar em entrar para a política e o que o inspirou a criar um instituto foi poder começar a trabalhar o desporto para crianças que não tinham acesso, mas que a coisa foi crescendo com a ajuda de muitas pessoas e que hoje o instituto tem uma amplitude de alcance muito maior, que vai além o esporte. “Nossa maior missão é levar dignidade para as pessoas que mais precisam. É isso que me motiva”. Falou Calegário.

Imagem/Instituto Calegário

Sobre sua participação hoje em dia no instituto, o empresário falou que sua maior função é tentar contribuir para que as ações idealizadas saiam do papel. “O mais importante de tudo é saber que tem alguma família se beneficiando dessas ações. Independente de política”. Finalizou Calegário.

Imagem/Instituto Calegário

 

Ações do Instituto Calegário em 2019

Nestes primeiros 6 meses do ano, além da distribuição dos kits escolares, o instituto promove aulas de TaeKwondo e de violão para crianças da Rede Pública de Ensino. Na Semana Nacional Antidrogas promoveu uma série de palestras sobre o tema em diversas escolas dos ensinos fundamental e médio. “Para o segundo semestre, muitas outras ações que promovam o bem-estar das famílias estão por vir”. Disse Jefferson Linhares, presidente do Instituto Calegário.