Irmãos saem de casa em chamas e mãe desaparece antes do Conselho Tutelar

Menores de 6 e 7 anos foram encontrados em situação de abandono no bairro Preventório, em Rio Branco.

Duas crianças de 6 e 7 anos conseguiram escapar de um incêndio que atingiu a casa onde moravam na tarde desta quarta-feira (26), no bairro Preventório, em Rio Branco. Moradores perceberam a fumaça e ajudaram os menores, que estavam sozinhos no imóvel e correram em busca de ajuda. A situação chegou ao conhecimento do 4º Conselho Tutelar, que recebeu denúncia de possível abandono.

Ao chegar ao local, o conselheiro encontrou a residência destruída e confirmou que os irmãos viviam em situação de negligência. A mãe, identificada apenas como K. C. de S., chegou momentos depois e admitiu que havia deixado os filhos sozinhos. Segundo o relato de vizinhos, essa prática seria recorrente. Mesmo após ser informada sobre os procedimentos de proteção e assistência, a mulher pegou as crianças e fugiu por um beco, desaparecendo da área.

Os conselheiros também identificaram que as crianças apresentavam histórico de violação de direitos, incluindo evasão escolar. Moradores relataram que tentaram controlar as chamas, mas todos os bens da família foram destruídos. Uma vizinha, considerada mãe afetiva da mulher, chegou a acolher os menores antes da fuga.

A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, mas não conseguiu localizar a mãe nem as crianças. A Polícia Civil já abriu investigação para apurar abandono de incapaz e vai realizar perícia na área do incêndio. Caso a família extensa seja identificada, os irmãos poderão ser encaminhados a parentes; caso contrário, devem ser levados para acolhimento institucional. Com informações do g1 Acre.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre