O vereador João Marcos Luz pediu a investigação dos gastos do ex-governador e atual presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), Jorge Viana, que utilizou mais de meio milhão de reais em viagens e diárias apenas no primeiro semestre de gestão. Para o parlamentar, os valores usados para o presidente estar em feiras precisam ser fiscalizados. As informações são da assessoria do vereador.
Os dados obtidos por meio do portal de transparência da própria agência apontam que o ex-governador fez várias viagens pela Europa, China, África, América Latina e para diversos estados brasileiros, constando voos para Rio Branco. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente do órgão possui um salário mensal de R$ 65,5 mil.
“Alguém pode dizer, mas o Jorge Viana é presidente da Apex, ele comanda uma agência de negócios e tem que viajar. Mas quero saber onde estão os resultados dessas viagens? Por que Jorge Viana, quando vem para Rio Branco, fazer as coisas pessoais, gasta recurso público para pagar passagem de R$ 5 mil? Ele está preocupado com recurso público?”, questionou João Marcos Luz.
O vereador buscou rebater Jorge Viana que nos últimos dias usou as redes sociais para atacar a gestão da Prefeitura de Rio Branco pelo excesso de iluminação pública no Parque do Tucumã, local que estava com pouca iluminação.
“Iluminação pública tem tudo a ver com segurança pública. Quantas reclamações eu ouvi e vi dos cidadãos que caminham ali, no Parque do Tucumã, pela questão da escuridão. E aí o ex-prefeito e ex-governador reclama de iluminação? É um absurdo, acho, inclusive, que ele está preocupado com a cor azul”, criticou o parlamentar.