O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, tomou posse na manhã desta segunda-feira, 08, como articulador nacional das Cidades de Grande Porte, em Brasília. O gestor foi eleito em novembro de forma unânime durante o 25º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
A cerimônia contou com a presença do secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, do secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Guerreiro Osório, e da ministra da Mulher, Márcia Lopes. Também foram empossados o presidente do Congemas, Ricardo Santana, e o vice-presidente, Paulo Henrique.
Com a escolha, o Acre passa a ter, pela primeira vez, representatividade no Colegiado, entidade importante para o fortalecimento e a consolidação da política de assistência social no Brasil, atuando como a principal voz dos municípios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
“Primeiro, dizer da gratidão que é ter o Acre compondo o colegiado estadual e nacional. É importante porque nós precisamos discutir as questões específicas da Região Norte para construirmos políticas públicas que atendam à demanda específica da região. Vamos trabalhar para a realização de um encontro no Acre, para debater a imigração e, assim, fortalecer a política pública de assistência social”, detalhou Ricardo Santana.
João Marcos Luz aproveitou para defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 383/2017). Ele ainda aproveitou para agradecer o apoio e disse estar honrado em representar o estado.
“É a primeira vez que o Acre faz parte do Colegiado Nacional. E eu, como acreano, quero que você, secretário, secretária, prefeito, prefeita, no Acre, tenha condições de atender bem o cidadão, e também que os trabalhadores sejam valorizados. Por isso, nós estamos apoiando a PEC 383, para que possamos ter recursos para poder trabalhar cada vez melhor”, finalizou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco.




