Jorge Viana culpa Governo por ‘crime ambiental’ no Igarapé Preto e IMAC diz ser problema momentâneo

O ex-senador Jorge Viana (PT) usou as suas redes sociais, nesta quarta-feira, 16, para cobrar providências sobre o “mar de lama” que invadiu o Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, na última terça-feira, 15. 

Segundo nota de esclarecimento emitida pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) a coloração da água do balneário foi ocasionada pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região do Juruá. 

Leia abaixo a nota na íntegra

Diante dos questionamentos sobre a coloração da água do balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), esclarece:

Hoje, uma equipe do Imac esteve no entorno do Igarapé Preto avaliando os danos causados pelo rompimento de parte do calçamento da AC-405, ocasionado pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região do Juruá.

O levantamento preliminar constatou uma infiltração no calçamento, que levou parte do aterro para dentro do igarapé, mudando momentaneamente a coloração da água.

Ressalte-se que nesta quarta-feira, 16, as águas do igarapé voltaram à coloração normal.

Trata-se, portanto, de problema momentâneo e em fase de avaliação pelas nossas equipes técnicas que atuam na região.

O governo do Acre tem forte preocupação e cuidado com questões ambientais, razão pela qual, de forma preventiva, orientou a direção do Imac para que uma equipe técnica de Rio Branco faça uma vistoria mais detalhada sobre possíveis consequências ambientais que possam ter ocorrido.

Informamos ainda que, se comprovada alguma irregularidade, o Imac notificará os responsáveis pela obra e tomará as providências determinadas pela legislação vigente para reparação do dano.

Nelson Sales

Presidente do Imac

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre