O presidente da ApexBrasil, ex-senador Jorge Viana (PT), defendeu nesta quarta-feira, 01, o aumento dos investimentos diretos da China no Brasil, destacando como prioridade a construção da ferrovia de ligação com o Pacífico, que passará pelo Acre e melhorará significativamente a eficiência logística nas exportações agrícolas brasileiras.
“O Brasil é um grande fornecedor de proteína animal e produtos agrícolas para a China, além de minérios e petróleo, e é nosso primeiro parceiro comercial. Com investimentos chineses em infraestrutura, como é o caso dessa ferrovia, mas que também podem incluir a área portuária e de hidrovias, esses produtos poderão chegar mais facilmente e com menor custo à China. Seria um importante ganho para todos”, disse Viana ao participar do evento “Brasil e China – 50 anos de amizade”, organizado pela Embaixada da China no Brasil e pelo Portal Brasil 247 para celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Viana ressaltou que a relação Brasil-China vem produzindo “resultados extraordinários”, lembrando que, nos últimos vinte anos, o fluxo de comércio entre os dois países aumentou de US$ 6 bilhões para US$ 150 bilhões. Ele acrescentou, no entanto, que essas relações ainda têm muito a melhorar, lembrando que, embora a China seja o primeiro parceiro comercial do Brasil, estava apenas em oitavo lugar até 2022 na lista dos maiores investidores diretos, sendo superada, por exemplo, pelos Estados Unidos.