Em vídeo, o jornalista Wiliandro Derze (MDB), posicionou-se sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados. Ele argumenta que o processo no Supremo Tribunal Federal (STF) vai além das pessoas e coloca em xeque um conceito fundamental: a definição real de um golpe de Estado. Para Derze, a narrativa em construção é perigosa e distante da história.
Derze enfatiza ausência de provas materiais destacando a gravidade da acusação de golpe, e aponta a falta de provas materiais, como documentos ou gravações, que comprovem um plano concreto de tomar o poder ilegitimamente.
Conforme o jornalista, as discussões no Palácio do Planalto giravam em torno de instrumentos constitucionais, como estado de defesa, sem que resultassem em ações efetivas fora da legalidade.
De acordo com Wiliandro, o ministro Alexandre de Moraes, acumulou os papéis de acusador, vítima e juiz. Derze define o processo como uma “caça às bruxas” que criminaliza intenções e, ao remover garantias legais, representaria o verdadeiro golpe à democracia.