A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, liderou mais uma edição do programa Juntos pelo Acre, pelos municípios de difícil acesso na região do Juruá, beneficiando mais de três mil famílias em Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
A caravana da SEASDH também alcançou comunidades ribeirinhas do Rio Tejo, em direção à Vila Restauração, em Marechal Thaumaturgo, que recebeu a edição especial do programa no domingo, 4. A localidade é uma das mais isoladas do estado e, por isso, recebeu atenção especial em ações de inclusão social, cidadania e esporte.
“Reunimos uma série de investimentos em nossa visita à Vila Restauração, desde recursos voltados ao esporte até serviços essenciais de cidadania. Somente por meio do programa Guarda-Roupa Social, doamos 1,5 mil kits de roupas, levando dignidade e acolhimento às famílias”, disse a vice-governadora Mailza.

Outro destaque da ação foi o serviço de registro civil, um dos pilares do programa, com mais de 65 atendimentos realizados, incluindo pedidos de registro de nascimento, casamento e segunda via de documentos. Para Mailza Assis, garantir o acesso a esses direitos básicos é essencial para promover a inclusão de comunidades que vivem em áreas remotas.
“Trabalhamos para levar dignidade a quem mais precisa. Esse tipo de ação aproxima o Estado das pessoas”, completou.

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, agradeceu o olhar especial do governo à região. Para ele, ações como essas, marcam a presença do Estado, transmitindo esperança a quem mais precisa. “Foi um final de semana marcado por um sentimento de muita esperança. Ações simples, mas, de significado social profundo. Temos muito o que agradecer a vice-governadora Mailza e ao governo do Acre”, disse Furtado.
O deputado federal Zezinho Barbary falou da importância da união dos executivos federal, estadual e municipal para levar cidadania as pessoas. “O governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza sempre deram uma atenção especial a esses municípios, isso é um marca dessa gestão que cuida das pessoas”.

Cidadania pelas águas – outras duas frentes do programa Juntos pelo Acre, levaram ações pela bacia hidrográfica do Juruá. Após percorrer por oito horas as águas do Rio Môa e do Rio Azul, localizados em Mâncio Lima, a equipe técnica do governo do Acre, por meio da SEASDH, levou o projeto Guarda-Roupa Social, para a comunidade ribeirinha Bom Sossego.
Além desta, as comunidades Nova Aliança, Três Unidos, Queimada, Bom Viver e Bela Vista também foram beneficiadas com kits de roupas contendo seis peças, como camisas, blusas, vestidos, calças e outros itens.