Durante o Encontro Trinacional da Integração Rota Quadrante Rondon, realizado nesta terça-feira, 9, em Rio Branco, o governo do Acre, representantes do Peru, Bolívia e autoridades federais discutiram aspectos essenciais para a integração comercial da região.
O evento faz parte do Encontro Trinacional da Integração Rota Quadrante Rondon e reuniu diversos grupos de trabalho que, durante toda a tarde, debateram eixos econômicos, sociais, culturais, turísticos, ambientais, de infraestrutura física, setor energético, segurança e também de gestão e governança do processo.
Representando a Administração da Zona de Processamento de Exportação (AZPE), Lauro Santos ministrou palestras baseadas em um estudo da Escola Superior de Guerra, fornecendo embasamento teórico aos grupos de trabalho. Santos destacou o panorama da Organização do Tratado de Cooperação Amazônico (Otca) no contexto geopolítico atual e enfatizou a importância da região que integra a rota.
“Esta região possui a maior biodiversidade do planeta e um terço da maior floresta tropical do mundo. Esses são temas convergentes para todos os países e estados presentes na reunião,” afirmou Lauro.
Ele ressaltou que a integração comercial e a cooperação internacional são cruciais para o desenvolvimento sustentável da região, além de fomentar o comércio exterior e fortalecer as relações entre os países envolvidos.