Lista do TCE do Acre expõe candidatos e alerta eleitores sobre histórico de má gestão

A lista do TCE é mais um manual para o eleitor do que propriamente a punição ao mau gestor.

A lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado (TCE) traz 377 nomes, incluindo 78 prefeitos e ex-prefeitos que não conseguiram aprovar suas prestações de contas ou apresentaram relatórios de gestão com irregularidades. Esses gestores, que devem devolver valores aos municípios e pagar multas, são impedidos de concorrer nas próximas eleições pela Lei da Ficha Limpa.

Entre os mencionados, alguns ainda tentam se candidatar este ano, como Marilete Vitorino, ex-prefeita de Tarauacá, Bene Damasceno, atual prefeito de Porto Acre, e Manoel Maia, prefeito de Capixaba. Em Rio Branco, candidatos a vice, como Alysson Bestene e Marfisa Galvão, também estão na lista do TCE por problemas em suas gestões anteriores.

A lista não se limita a prefeitos; vereadores, secretários, diretores de estado, pregoeiros e contadores também são citados, responsabilizados por irregularidades durante suas funções. Para o eleitor, essa lista funciona mais como um guia para evitar a escolha de candidatos com histórico de má gestão do que como uma punição direta aos gestores. Com informações do site agazeta.net e do repórter Adailson Oliveira, da TV Gazeta. 

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre