Na sessão desta terça-feira (9), o primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), compartilhou detalhes de sua recente viagem ao Peru, onde foi homenageado pela Câmara de Comércio Brasil-Peru, e de sua participação em missão do governo do Acre voltada à integração de municípios isolados do Estado.
O parlamentar explicou que o projeto contempla melhorias na logística e infraestrutura de municípios como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão, Vila Restauração e Santa Rosa do Purus, além de fomentar a integração com o país vizinho.
“Hoje estamos vendo a dificuldade que se tem no verão para as mercadorias chegarem até esses municípios. Gasolina a R$ 15 por litro, botijão de gás até R$ 250, alimentação muito cara e verduras que quase não chegam. Esse projeto vai tirar esses municípios do isolamento e ainda integrar com o Peru”, destacou.
Durante a missão, o deputado participou de audiências com autoridades peruanas para discutir a construção de uma rodovia que conectará Marechal Thaumaturgo estrada a cidade de Atalaya, localizada na província de Ucayali, região amazônica do Peru.
Além disso, ele apresentou estudos sobre a tão sonhada ferrovia Brasil-Peru, que terá quatro rotas possíveis. Segundo o parlamentar, o governo peruano pretende licitar a obra até o final do mandato da atual presidente.
“Com essa interligação, o Acre terá maior desenvolvimento e melhoria significativa no transporte de nossa população. A viagem e os estudos realizados mostram que estamos no caminho certo para integrar todos os municípios do Estado”, afirmou.
Gonzaga encerrou o pronunciamento agradecendo o apoio do governo do Acre e reforçando a importância de ações que diminuam o isolamento geográfico de municípios de difícil acesso, principalmente durante o período de verão, quando os deslocamentos ficam ainda mais caros e difíceis para a população.