Em meio aos esforços para fortalecer a conexão entre o Brasil e o Peru através da Rota Quadrante Rondon, o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) expressou otimismo quanto aos benefícios que essa integração trará para ambas as regiões.
Gonzaga destacou a proximidade geográfica entre o Acre e o Peru, ressaltando que são apenas 25 minutos de voo até Pucallpa, somados a 210 quilômetros de rodovia.
“Apesar da pouca distância, vivemos muito distantes dos nossos vizinhos peruanos. Com a integração, as regiões vão usufruir dos benefícios que só o desenvolvimento é capaz de trazer. Fico muito feliz quando vejo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, engajada na causa, além do nosso governador Gladson, que tanto tem se empenhado na execução desse projeto. Eu saúdo o momento de unidade política, que vem garantindo prosperidade ao nosso Acre”, afirmou Gonzaga.
A Rota Quadrante Rondon visa estabelecer um corredor estratégico para o Oceano Pacífico, conectando o Norte do Brasil aos portos do Peru. O projeto tem como objetivo fortalecer o comércio e reduzir os custos de transporte de mercadorias para 11 estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos.
O Acre é diretamente beneficiado pela Quadrante Rondon, que proporciona uma rota para o Pacífico através dos portos peruanos. O estado está envolvido em nove obras de infraestrutura de transporte, energia e digitalização, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre as principais obras incluídas estão a Ponte de Guajará-Mirim (RO) e a finalização do contorno de Brasiléia, além da manutenção da BR-364.