O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira, 29, os 16 ministros que vão compor a Esplanada dos Ministérios em sua nova gestão. Nomes como o da deputada federal eleita Sonia Guajajara (Psol-SP) e do ex-deputado Carlos Lupi, presidente do PDT, foram confirmados. O petista faz o pronunciamento três dias antes da posse presidencial, em 1° de janeiro.
“Estou feliz, porque nunca antes da história do Brasil tivemos tantas ministras mulheres nem uma ministra dos Povos Originários que fosse indígena”, disse Lula.
Segundo o petista, toda a equipe da Funai será formada por indígenas. Além disso, ele destacou que colocará uma mulher para ser presidente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Agora, o presidente eleito oficializou 37 ministérios em seu governo.
O petista comparou a escolha dos seus ministros com a seleção que Tite convocou para a Copa do Mundo de 2022. “A sociedade elogiou a escalação dele e achou que ganharíamos a Copa do Mundo”, declarou. “Quero que vocês ganhem essa Copa e que a gente receba o título de melhor governo do mundo.”
Lula divulgou ainda os nomes das lideranças do governo na nova gestão. Sendo eles: o deputado federal José Guimarães (PT-CE), como líder na Câmara; o senador Jaques Wagner (PT-CE), como líder no Senado; e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), como líder no Congresso.
O petista ainda ameaçou aqueles que perderam as eleições: “Fiquem quietinhos”. Por fim, Lula explicou que, a partir da próxima semana, pretende reunir-se com todos os novos ministros e governadores.
Confira os novos ministros do petista:
- Gabinete de Segurança Institucional, general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias;
- Secretaria de Comunicação Social, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS);
- Agricultura e Pecuária, deputado federal Carlos Favaro (PSD-MT);
- Integração e Desenvolvimento Regional, governador do Amapá, Waldez Góes (PDT);
- Pesca, deputado federal André de Paula (PSD-PE);
- Previdência, Carlos Lupi (PDT);
- Cidades, Jader Filho, presidente do MDB do Pará;
- Comunicações, deputado federal Juscelino Filho (União-MA);
- Minas e Energia, senador Alexandre Silveira (PSD-MG);
- Desenvolvimento Agrário, deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP);
- Esporte, ex-jogadora de vôlei Ana Moser;
- Meio Ambiente, deputada federal Marina Silva (Rede-SP);
- Planejamento e Orçamento, senadora Simone Tebet (MDB-MS);
- Turismo, deputada eleita Daniela do Waguinho (União-RJ);
- Povos Indígenas, deputada eleita Sônia Guajajara (Psol-SP);
- Transportes, senador eleito Renan Calheiros Filho (MDB-AL).