O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a defesa da privatização da Petrobras, chamando seus defensores de “bando de imbecis” durante um evento em Itaboraí, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 13. Lula também afirmou que as privatizações da Vale e da Eletrobras não trouxeram melhorias para a vida dos brasileiros. “A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo, é uma indústria de energia”, disse, defendendo o papel estratégico da estatal.
Lula voltou ainda a atacar a operação Lava Jato, dizendo que seu objetivo era desmoralizar a Petrobras para facilitar sua venda. “A tentativa era desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade brasileira para depois vender”, afirmou o presidente, criticando as consequências das investigações para os trabalhadores da empresa.
O presidente questionou os benefícios das privatizações da Vale e Eletrobras, argumentando que elas não trouxeram melhorias para o país e criticando os altos salários dos executivos dessas empresas. “Cadê a bondade dessa empresa privada? O que ela trouxe de verdade de lucro para o país?”, questionou.
Lula também afirmou que governos anteriores venderam ativos da Petrobras, como a BR Distribuidora, temendo resistência no Congresso. “Sabiam que o Congresso iria criar confusão para não deixar vender a Petrobras”, declarou. Encerrando seu discurso, o presidente reafirmou seu apoio às empresas públicas, dizendo que os funcionários da Petrobras deveriam ter orgulho de defender a estatal.