A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, informou na manhã deste sábado, 3, que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua mulher, Cilia Flores, serão julgados nos Estados Unidos.
Em postagem no X, Bondi disse que Maduro e Flores foram indiciados no Distrito Sul de Nova York por diversos crimes: conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos contra os Estados Unidos.
Nicolas Maduro and his wife, Cilia Flores, have been indicted in the Southern District of New York. Nicolas Maduro has been charged with Narco-Terrorism Conspiracy, Cocaine Importation Conspiracy, Possession of Machineguns and Destructive Devices, and Conspiracy to Possess…— Attorney General Pamela Bondi (@AGPamBondi) January 3, 2026
O casal foi capturado na madrugada deste sábado, 3, depois de um ataque dos EUA à Venezuela, que atingiu Caracas e pontos em três Estados.
“Maduro enfrentará a severidade da Justiça norte-americana”
Na postagem no X, Pam Bondi disse que “em breve, eles enfrentarão toda a severidade da Justiça americana em solo americano, em tribunais americanos”. “Em nome de todo o Departamento de Justiça dos EUA, gostaria de agradecer ao presidente Trump por ter a coragem de exigir responsabilização em nome do povo americano, e um enorme agradecimento às nossas bravas Forças Armadas que conduziram a incrível e bem-sucedida missão de captura desses dois supostos narcotraficantes internacionais.”
Mais cedo, o senador Mike Lee havia adiantado a informação de um possível julgamento de Maduro nos EUA, depois de conversa com o secretário de Estado, Marco Rubio. Segundo Lee, o secretário lhe informou que o ditador seria “julgado por acusações criminais nos Estados Unidos, e que a ação militar que vimos esta noite foi empregada para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”.
Just got off the phone with @SecRubio
He informed me that Nicolás Maduro has been arrested by U.S. personnel to stand trial on criminal charges in the United States, and that the kinetic action we saw tonight was deployed to protect and defend those executing the arrest warrant… https://t.co/lXCxhPoKSZ
— Mike Lee (@BasedMikeLee) January 3, 2026
O senador ainda afirmou que “essa ação provavelmente se enquadra na autoridade inerente do presidente, conforme o artigo 2º da Constituição, para proteger o pessoal dos EUA de um ataque real ou iminente”.



