Nesta terça-feira, 16, produtores rurais da Reserva Extrativista Chico Mendes participaram de uma reunião no campus Baixada do Instituto Federal do Acre (IFAC), localizado na Transacreana. O encontro deu continuidade às discussões sobre os embargos ambientais que vêm afetando a região nos últimos meses.
Representando o deputado federal Coronel Ulysses, que está em Brasília, estiveram presentes o chefe de gabinete, coronel Paulo César, e o assessor Ismael Muniz. Ulysses tem se destacado como um dos principais defensores dos produtores rurais do Acre, principalmente diante das recentes ações do ICMBio na reserva.
Segundo Paulo César, que acompanhou in loco operações do ICMBio ao lado do parlamentar, os embargos coletivos aplicados aos produtores seguem interesses externos e acabam “impedindo o desenvolvimento da Amazônia”.
Na Câmara dos Deputados, Ulysses já tomou uma série de medidas em defesa dos trabalhadores rurais. Entre elas, a convocação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para prestar esclarecimentos à Comissão de Agricultura; a apresentação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar atos administrativos do ICMBio; e o protocolo de um Projeto de Lei que prevê anistia aos produtores prejudicados pelas medidas.