Manex Silva: Um acreano nas Olimpíadas de Inverno na China

As Olimpíadas de Inverno em Pequim, na China, começaram nas últimas semanas. Os jogos seguem até o dia 20 de fevereiro e apesar das modalidades serem exclusivas para esportes no gelo, o Brasil tem os seus representantes. Um dos caçulinhas é o acreano Manex Salsamendi Silva, de 19 anos, que tem vagas nas provas de velocidade.

Ele estreou domingo (6), no Skiathlon 15km, e na terça-feira (8) o acreano foi o melhor sul-americano ao obter êxito na prova de Sprint do esqui Cross-country. Ele ficou em 71º lugar entre 90 atletas, com o tempo de 3m08s04 e 171.68 pontos FIS. Com esse desempenho, o jovem se torna o primeiro brasileiro a atingir menos de 200 pontos FIS em Jogos de Inverno.

O acreano encara os Jogos de Inverno como oportunidade para ganhar mais experiência. “Eu sei que sou muito jovem e não tenho o nível dos melhores atletas do mundo. Então, o meu objetivo é fazer o melhor possível, ganhar experiência e motivação para continuar trabalhando e melhorando”, destacou o atleta.

“Eu estou muito feliz. Gosto muito de sprint. Dentro das possibilidades, achei que foi muito bom. Estou feliz por isso. Acho que me sentia preparado para essa prova, mais curtinha. Podia me espremer melhor. As próximas provas são mais duras, mais longas. Na 15km, eu tenho um pouco de expectativa, gosto dessa prova. Depois de 50, vou um pouco mais com a mentalidade de participar. É um pouco mais longo, não é a minha distância”, comenta o atleta.

Manex competirá nesta sexta-feira (11), onde disputará o circuito dos 15km. Já a sua participação final acontecerá no dia 19 de fevereiro, na prova dos 50km Largada em Massa Livre. Com esse desempenho, o jovem se torna o primeiro brasileiro a atingir menos de 200 pontos FIS em Jogos de Inverno.

Carreira

Manex Salsamendi Silva nasceu em Rio Branco, mas foi criado em Navarra, na Espanha. Ele pratica o esporte há mais de 10 anos, portanto não é novato em campeonatos de alto nível. Recentemente, competiu nas Olimpíadas de Inverno da Juventude, em Lausanne, na Suíça. O esquiador obteve classificação para Pequim por meio do critério da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Em 2019, Manex foi campeão brasileiro e argentino sul-americano de ski cross-country na categoria júnior. Além desses títulos, o acreano também quebrou o recorde brasileiro de distância no ski cross-country. 

Por Diário do Acre, com informações do G1

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre