O senador Marcio Bittar (União Brasil-AC) voltou a criticar duramente, nesta terça-feira (21), os gastos públicos com a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, que será realizada em 2025, no Brasil. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar chamou atenção para supostos abusos envolvendo o evento, especialmente no que diz respeito ao uso de recursos públicos e à atuação de organizações não governamentais (ONGs).
“Você sabia que tem hotel na COP 30 de um milhão de reais? É isso mesmo que você ouviu”, afirmou Bittar. Segundo o senador, enquanto a população brasileira enfrenta dificuldades para pagar contas e garantir o básico, o governo federal estaria bancando uma conferência que, segundo ele, serve para enriquecer poucos.
“Enquanto o povo brasileiro luta para pagar as suas contas, o governo brasileiro vai patrocinar o evento em que a elite mundial vem aqui para gastar um dinheiro absurdo numa Copa que não vai chegar em lugar nenhum”, criticou.
Bittar também mencionou denúncias de superfaturamento que, segundo ele, já somam quase meio bilhão de reais, valor que poderia ser investido em áreas prioritárias para o país, como segurança pública e infraestrutura. “Dinheiro que faz falta na segurança pública, na adequação e na infraestrutura do Brasil. E tudo isso não tem nada de meio ambiente. Isso é negócio. São poucos se enriquecendo à custa do suor de muitos que trabalham”, completou.
“O Brasil não pode continuar tirando o dinheiro da sua população para bancar encontros milionários e abastecer cofres de ONGs”, finalizou.