A história da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) ganhou um novo marco nesta segunda-feira (21), com a advogada Marina Belandi Scheffer registrando sua candidatura à presidência, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo em 92 anos de instituição. Fundada em 1930 por Flaviano Flávio Batista, a OAB/AC é a primeira do Brasil, surgindo antes da OAB nacional.
Marina, acompanhada de seu vice, Adriano Iurconvite, oficializou a chapa “OAB em Defesa da Democracia” junto à comissão eleitoral, recebendo um expressivo apoio. O registro da chapa simboliza um compromisso com a diversidade e inclusão, valores defendidos pela candidata em sua trajetória na advocacia. Adriano, advogado e professor com 12 anos de experiência no Acre, representa uma nova fase marcada pela valorização de profissionais historicamente excluídos da gestão da entidade.
Em entrevista, Marina criticou a gestão atual e enfatizou a importância da alternância de poder para fortalecer a OAB. Ela se propõe a representar todos os segmentos da advocacia, especialmente os que estão começando a carreira. A candidatura feminina também sinaliza avanços nas pautas de igualdade de gênero e inclusão na advocacia acreana.
A oficialização da candidatura, celebrada na sede da OAB/AC, reforçou o apoio de advogados e advogadas que veem em Marina um símbolo de renovação. As eleições prometem ser disputadas, com Marina desafiando o atual presidente, Rodrigo Aiacre, que buscará a reeleição. A concorrência será acirrada, e Aiache vai ter trabalho!