Mauro Mendes critica interferência e desafia presidente da França a conhecer o agronegócio de MT

 O governador Mauro Mendes revelou que convidou o presidente da França, Emmanuel Macron, para uma visita a Mato Grosso, durante a atual estadia dele no país. O convite, anunciado na quinta-feira (27) por Mauro, foi feito durante a recente visita da Embaixada da França, onde Mauro destacou a eficiência da economia agrícola e os altos padrões de preservação ambiental no estado.

Embora o convite do governador tenha sido feito com um tom irônico, reflete a tensa relação entre ele e o presidente francês. Mauro Mendes acredita que Macron utiliza artifícios políticos para mascarar as discrepâncias de produção entre a Europa e a América Latina.

“A Embaixada da França esteve aqui conosco uns dias atrás e eu disse para virem conhecer a economia agrícola mais eficiente do planeta e com maior nível de preservação. A única forma que eles têm encontrado para estabelecer a reserva de mercado é transvestir as barreiras comerciais em barreiras ambientais. Mas, o mundo não é bobo e já percebeu isso, muitos países na Europa já perceberam isso”, disse o governador.

Durante o lançamento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) digital, Mauro Mendes enviou indiretas a Macron, que visitou estados da Amazônia Legal na última. Ele destacou que a França possui uma agricultura “obsoleta, de baixa escala e ineficiente”, o que os impede de competir com os latino-americanos no mercado global de alimentos.

Mauro Mendes também apontou para uma mudança na análise dos cadastros das propriedades rurais em Mato Grosso, sugerindo uma maior agilidade e rigor nas leis ambientais brasileiras. Ele argumentou que até que os franceses adotem práticas semelhantes, não têm base para cobrar sobre questões de sustentabilidade.

“No dia que eles fizerem a metade do que a gente faz, aí eles podem cobrar alguma [sobre sustentabilidade]”, finalizou.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre