Vacina Butantan-DV, aplicada em dose única, começará por profissionais de saúde e depois será ampliada ao público geral.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (9) uma nova fase da estratégia nacional de imunização contra a dengue, agora reforçada pela vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (8), permitirá ampliar o público atendido pelo Sistema Único de Saúde.
De acordo com o governo federal, já foram produzidas 1,3 milhão de doses da vacina, que será aplicada inicialmente em profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde e em visitas comunitárias. A intenção é proteger aqueles que estão na linha de frente do atendimento à população e que correm maior risco de exposição ao vírus.
A distribuição das doses segue planejamento técnico do Ministério da Saúde e está prevista para ocorrer até o fim de janeiro de 2026, quando o imunizante deve começar a ser ofertado aos trabalhadores da saúde em todo o País. A partir dessa etapa, o acesso será ampliado gradualmente para faixas etárias mais amplas, conforme o volume de produção aumentar.
A chegada da Butantan-DV representa um reforço importante na campanha contra a dengue, já que o imunizante exige apenas uma dose e será incorporado ao calendário estratégico de vacinação assim que estiver disponível nas unidades públicas. A expectativa é que, com maior oferta, o País consiga avançar na prevenção e reduzir o impacto das epidemias sazonais.



