Pular para o conteúdo

Moradores dos bairros atingidos pela enchente destacam compromisso da Prefeitura em socorrê-los

O empenho da Prefeitura de Rio Branco em auxiliar as famílias atingidas pela cheia do rio Acre, não se limita apenas no suporte de assistência montada no Parque de Exposições e nas dez escolas que estão servindo de abrigo, mas também em equipes coordenadas pela Defesa Civil Municipal (Comdec) e Corpo de Bombeiros.

No auge da operação, 40 equipes foram definidas para atuarem diretamente no resgate das famílias nos bairros afetados, tanto para encaminhá-las ao abrigo, quanto para levarem até a casa de parentes.

Neto: “A prefeitura tem ajudado de forma significativa” (Foto: Izaías Gomes/Assecom)

“A Prefeitura tem ajudado de forma extremamente significativa, tanto que a quantidade de pessoas que estão atuando, a maioria é civil. Eles nos ajudam a carregar o material, a disponibilizar embarcação. O coronel Cassiano está aqui, ele é o representante da Defesa Civil Municipal e tem disponibilizado tudo que a gente necessita para poder atuar da melhor maneira possível, suprindo todas as necessidades da população rio-branquense”, destacou o capitão Neto, do Corpo de Bombeiros.

Cassiano: “Uma sala de situação foi montada”  (Foto: Izaías Gomes/Assecom)

Segundo o coronel Cassiano da Comdec, uma sala de situação foi montada para que todas as informações relevantes estejam ao conhecimento das equipes. Ele destacou ainda que elas são essenciais para agilizarem o trabalho.

“Como o rio estabilizou, essa pessoa já não quer mais sair, mas nós estamos com as 23 equipes na rua. E se precisar, é só entrar em contato no 193. Nós temos uma central aqui atrás, onde são registradas todas as ocorrências. E daqui mesmo a gente encaminha via WhatsApp para as equipes que estão na rua. Aquele que está mais próximo do local já faz o atendimento a essas famílias”.

Ruslan: “A prefeitura tem dado boa assistência” (Foto: Izaías Gomes/Assecom)

Em alguns bairros, as águas do rio Acre já interditam ruas e invadem casas. Por isso, a municipalidade tem agido com muita cautela para prestar a assistência assim que forem acionados pelos moradores.

“Muitos moradores foram retirados com seus móveis, vários estavam em situações críticas de risco. Está acontecendo muito isso aqui na rua, a Prefeitura tem dado uma boa assistência, o presidente do bairro também tem ajudado muito, auxiliando. Por enquanto, está tudo bem, só não está tão bem pela questão da alagação, mas graças a Deus nós estamos conseguindo passar um pouco menos de aperreio”, enfatizou Ruslan Queiroz, morador do bairro Bahia Velha.

Jucileide: “Sem a ajuda poderia estar pior” (Foto: Izaías Gomes/Assecom)

Para Jucileide Costa, moradora do bairro Bahia Nova, mesmo com a água avançando na rua de sua casa, ela acredita que poderia estar pior se não tivesse sido feita uma intervenção da equipe de limpeza.

“Ano passado tinha muita sujeira no bueiro. Uma semana antes de começar as enchentes, a Prefeitura veio, tirou esses entulhos, dois dias depois veio de novo e fez uma boa limpeza cortando o mato e cavando mais o esgoto que passa aqui atrás. Eu acho que isso contribuiu muito mesmo”.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre