Morre aos 78 anos o escritor amazonense Márcio Souza, autor de “Galvez, Imperador do Acre”

O escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 78 anos, em Manaus. Reconhecido por sua obra sobre a Amazônia, Márcio é autor de títulos como “Mad Maria”, que inspirou uma minissérie da Rede Globo, e “Galvez, o Imperador do Acre”. Além da literatura, foi uma figura marcante no teatro, dirigindo o Teatro Experimental do Sesc na década de 1970.

Márcio Souza passou mal na noite de domingo (11) e foi levado a um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) em Manaus, onde sofreu uma crise de diabete seguida de parada respiratória. A editora Valer lamentou profundamente a perda, destacando sua importância como um dos maiores intelectuais da Amazônia. “Essa é uma notícia que nos pegou desprevenidos, porque sempre esperávamos mais obras de Márcio”, disse Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer.

O Governo do Amazonas decretou luto oficial de três dias. “O governador Wilson Lima se solidariza à família e amigos do escritor e ressalta a importância que Márcio Souza teve para o estado, contando a história do Amazonas e da Amazônia para o mundo com imenso e singular brilhantismo”, afirmou a nota oficial. Detalhes sobre o velório e enterro serão divulgados pela família.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre