O bisneto da princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, morreu, aos 84 anos, nesta sexta-feira, 15. O quadro de saúde dele era considerado “irreversível” pela equipe médica do hospital onde estava internado havia cerca de um mês, em São Paulo.
“Com o falecimento do senhor dom Luiz, sucede a ele, como Chefe da Casa Imperial do Brasil, seu irmão, o príncipe dom Bertrand de Orleans e Bragança, que a todos encarece orações em sufrágio da alma do augusto falecido”, comunicou a assessoria.
A nota mais recente sobre o estado de saúde de Luiz de Orleans e Bragança reafirmava a gravidade de sua condição e dizia que ele estava sob cuidados paliativos.
Biografia de dom Luiz de Orleans e Bragança
Dom Luiz nasceu em Mandelieu-la-Napoule, no sul da França, em 6 de junho de 1938, sendo o primogênito dos 12 filhos de dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e de dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança. Na qualidade de herdeiro aparente dos direitos dinásticos de seu pai, dom Luiz foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.
Dom Luiz cursou ciências políticas e sociais na Universidade de Paris (França) e química e física na Universidade de Munique (Alemanha). Formado engenheiro químico, retornou ao Brasil em 1967, estabelecendo-se em São Paulo e assumindo a direção do secretariado de seu pai, que àquela altura residia no Sítio Santa Maria, em Vassouras (RJ). Com o falecimento do pai, em 5 de julho de 1981, dom Luiz ocupou o posto de chefe da Casa Imperial do Brasil.