Veículo sem placas transportava madeira de origem ilegal; suspeito já havia sido autuado anteriormente pelo mesmo crime
Durante uma ação da Operação Protetor dos Biomas XV, realizada neste sábado (18), o Pelotão Ambiental da Polícia Militar do Acre flagrou um caminhão sendo carregado com madeira de origem irregular no Ramal 2 da BR-364, em Cruzeiro do Sul.
De acordo com informações, ao perceber a aproximação da guarnição, o motorista e outras pessoas que estavam no local fugiram para a mata, abandonando o veículo e os materiais. O caminhão, de cor vermelha e sem placas de identificação, transportava cerca de 2 metros cúbicos de madeira serrada na carroceria e outros 12 m³ prontos para carregamento às margens do ramal. Durante a fuga, o condutor também deixou para trás uma mochila e um galão com óleo diesel.
Nas proximidades, os policiais encontraram uma casa de dois pavimentos, cujo térreo era utilizado para o beneficiamento de madeira. Moradores da região informaram que o motorista seria um homem identificado apenas como Isac, reincidente no transporte ilegal. O mesmo veículo já havia sido apreendido em maio deste ano, também por transporte de madeira sem Documento de Origem Florestal (DOF), sob responsabilidade do mesmo suspeito.
Segundo a PM, devido à falta de policiais habilitados para conduzir veículos de grande porte e à ausência de sinal de comunicação na área, o caminhão precisou ser deixado no local. A mochila, a chave do veículo e o galão de combustível foram entregues à Delegacia Geral de Polícia Civil, junto com o registro da ocorrência.