Mudanças no Pix amplia chance de recuperar dinheiro perdido em fraudes

Alterações no Mecanismo Especial de Devolução permitem rastreamento mais eficiente e reembolso em até 11 dias.

As novas regras de segurança do Pix começaram a valer nesta segunda-feira (2) e passam a ser obrigatórias para todas as instituições financeiras. As mudanças foram implementadas no Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para atender casos de fraude, golpe ou erro operacional envolvendo transferências instantâneas.

Com a atualização, o MED deixa de atuar apenas sobre a conta que iniciou a fraude e passa a rastrear o caminho do dinheiro, mesmo que os valores tenham sido transferidos para outras contas. A expectativa do Banco Central é que o novo modelo permita maior eficiência na recuperação dos recursos, com prazo de devolução de até 11 dias.

No sistema anterior, muitas devoluções não eram concluídas porque os criminosos conseguiam sacar ou transferir o dinheiro antes da atuação do mecanismo. Com o rastreamento ampliado, o BC acredita que será possível identificar contas usadas em esquemas criminosos, dificultando novas fraudes.

Segundo o Banco Central, o compartilhamento dessas informações entre instituições financeiras também contribui para bloquear contas suspeitas e impedir que elas sejam reutilizadas em golpes. A medida busca aumentar a segurança do sistema e reduzir prejuízos aos usuários.

Desde 1º de outubro de 2025, os aplicativos bancários já contam com uma funcionalidade que permite ao cliente acionar o MED de forma automática, sem a necessidade de atendimento humano, tornando o processo mais rápido e acessível.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre