“O verdadeiro amigo do esporte.” Assim foi anunciada a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Júnior, na primeira roda de capoeira da Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre, na noite do último sábado, 22.
No espaço, localizado na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, cerca de 800 pessoas estão matriculadas, entre crianças, adolescentes e adultos. Além das aulas de capoeira, o local oferece atividades de danças tradicionais da cultura afro-brasileira e popular brasileira, como samba de roda, maculelê, coco de roda, samba-reggae, colheita e frevo.
Com investimentos e apoio, Nicolau Júnior contribui para o projeto, garantindo as condições necessárias para que o Centro continue crescendo e possa ampliar a oferta de vagas para a população.
“O esporte é uma ferramenta de transformação social. Além dos benefícios para a saúde e a qualidade de vida, ele ajuda a formar cidadãos, cria oportunidades para talentos e prepara essas crianças e jovens. Por isso, sou parceiro deste projeto e seguiremos assim. Estou encantado com o resultado desse trabalho”, afirmou o presidente da Casa do Povo.
O secretário de Estado de Esporte, Ney Amorim, que também prestigiou o evento, fez questão de lembrar a missão do governo do Acre.
“O que o nosso governador Gladson pediu foi para que nós, enquanto gestão, entrássemos nos bairros e buscássemos apoiar iniciativas como esta, feita por vocês. É isso que estamos fazendo: fomentando projetos sérios e comprometidos, como o Axé Capoeira.”
O Axé Capoeira é o maior grupo da modalidade no estado. Além de Rio Branco, está presente em Epitaciolândia, Brasiléia e Acrelândia. Presidido por Ithamar Souza, o mestrando Malvado, como é conhecido pelos alunos, o Centro tem o objetivo de atender mais de mil pessoas este ano.
“A nossa meta é atender cerca de 1.200 capoeiristas, oferecendo formação e treinamento dentro desse segmento. Construímos o Centro nesta região justamente para facilitar e ampliar o acesso da população mais vulnerável, chegando a quem mais precisa”, afirmou Mestre Malvado.
